Enfermagem: profissão que faz a diferença na área da Saúde

12/05/2020 - Batatais

Hoje, 12 de maio, o mundo celebra o Dia da Enfermagem, categoria essencial nesse momento de combate à pandemia contra o novo coronavírus

Os profissionais da área da Saúde estão desempenhando um papel essencial em todo o mundo na guerra contra o novo coronavírus (COVID-19).  E hoje, 12 de maio, uma categoria merece atenção especial, a Enfermagem, que têm importância fundamental na rotina de um hospital, afinal, os esforços dos enfermeiros fazem toda a diferença nessa batalha.

Trabalhando diretamente na linha de frente nos atendimentos de um centro de saúde, hoje a profissão está em expansão e apresenta um campo de atuação diversificado indo da assistência direta ao paciente, gestão, docência ao empreendedorismo podendo, nesse caso atuar em consultórios particulares, atendimentos home care, entre outros.

Para quem quer seguir carreira o Claretiano oferece o curso com a duração de cinco anos. Os interessados já podem fazer a inscrição para o vestibular do segundo semestre (clique aqui) e ao finalizar o processo escolher o tipo de prova, tudo feito do conforto de casa.

A instituição oferece a prova on-line e o aproveitamento da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), lembrando que em ambos os casos não há pagamento de taxas. A prova on-line é disponibilizada para o candidato automaticamente após a conclusão da inscrição no site. A vantagem dessa prova é que o candidato pode realizar no local de sua preferência, ou seja, em casa. Já com o ingresso aproveitando a nota do ENEM o candidato pode usar as notas referentes aos anos de 2013 a 2019, lembrando que as notas podem ser consultadas no site do INEP .

O curso

Durante cinco anos o aluno participará dos ciclos básico, profissionalizante e pedagógico, que juntos proporcionarão o desenvolvimento das capacidades para o ingresso no mercado de trabalho.

Durante o ciclo básico os alunos aprenderão os fundamentos científicos e aplicados, que vão proporcionar o conhecimento necessário para ser um bom profissional no mercado de trabalho; no profissionalizante, os alunos vão desenvolver competências para a assistência individual e coletiva nas áreas de enfermagem clínica, cirúrgica, obstétrica, ginecológica, pediátrica e psiquiátrica, além da administração dos serviços básicos de saúde e da área hospitalar, cuja essência e especificidade é o cuidado com o ser humano individualmente, em família ou na comunidade, desenvolvendo, entre outras, atividades de prevenção e controle de doenças, promoção, recuperação e reabilitação da saúde. Já no ciclo pedagógico, o aluno vai aprender a desenvolver competências para a prática educativa em saúde, com reflexões críticas sobre as questões pedagógicas da área. É importante lembrar que neste período o aluno também participa dos estágios supervisionados.

Clique aqui para fazer a inscrição e a prova no conforto da sua casa.