Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Notícias

Há 50 anos Claretiano iniciava sua trajetória como faculdade: confira como foi a comemoração

29/05/2020 - Batatais

No dia 27 de maio de 2020 o Claretiano – Centro Universitário de Batatais completou 50 anos de história. Devido ao período de pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) que a cidade e o país atravessam não foi possível realizar as comemorações que a data merecia, no entanto, para marcar o dia, os colaboradores que estão trabalhando na instituição e a Reitoria se reuniram no jardim central para realizar um aplausaço, seguindo todas as normas de segurança que os órgãos competentes exigem. Nesta ocasião foram lidas algumas mensagens recebidas, entre elas, a do Pe. Mathew Vattamattam, CMF, Superior Geral dos Missionários Claretianos e a do Dom Moacir da Silva, Arcebispo de Ribeirão Pretos, destacando a trajetória do Claretiano na área educacional e, em seguida, todos participaram do tradicional parabéns. 

O dia também foi repleto de participações nos principais veículos de comunicação da cidade e região. O pró-reitor Acadêmico, Prof. Me. Luís Cláudio de Almeida, participou do programa Compartilhando, da Rádio Joven Pan de Riberão Preto; o Pe. Dr. Sérgio Ibanor Piva, Reitor da instituição e o Pe. Marcos Aurélio Loro, Superior Provincial dos Missionários Claretianos do Brasil, participaram de entrevistas na TV e Rádio Educadora; o Pe. Luiz Botteon, pró-reitor Administrativo, participou de uma live no Facebook do Grupo Thathi de Comunicação, de Ribeirão Preto, no programa InterAção; a coordenadora geral do Claretiano - Centro Universitário de Batatais, a Profª. Drª. Pricila Bertanha, esteve na Rádio ABC FM; o coordenador geral de EaD, o Prof. Me. Evandro Luís Ribeiro, participou da programação da Difusora de Batatais e da Rádio Hertz de Franca; o supervisor geral de polos, Rodolfo Grecco, participou da programação da Rádio Hertz de Franca e da Rádio Regional de São Joaquim da Barra e o coordenador de pesquisa, iniciação e extensão, Prof. Me. Rafael Archanjo, participou de entrevista na Rádio IND, de Passos. Uma equipe de reportagem da TV Claret esteve presente nas comemorações entrevistando todos os membros da reitoria e produzindo um material exclusivo que foi ao ar no SBT e em emissoras de televisão católicas, como Rede Vida e Rede Século XXI. Jornalistas da Band, TV Clube de Ribeirão Preto, também estiveram no Claretiano registrando o momento.  

Durante a semana que antecedeu os 50 anos os colaboradores criaram cartazes em homenagens à instituição que ficaram expostos pelos corredores. Já colaboradores dos polos de Educação a Distância, alunos, ex-alunos, autoridades políticas e a população em geral enviaram dezenas de vídeos homenageando as cinco décadas de atuação do Claretiano. Todos estão no site comemorativo da instituição (clique aqui) e nas redes sociais do Claretiano. A emissora de rádio Claretiana FM teve uma programação especial com a transmissão ao vivo no Facebook das comemorações, o sorteio de vários brindes e a participação especial dos coordenadores de cursos durante toda a programação.

Você ainda pode fazer parte dessa grande festa e homenagear o Claretiano.

Para isso acesse o site comemorativo (clique aqui) e deixe sua mensagem ou use #souclaretiano e marque @claretianofaculdade nas suas redes sociais. 

Trajetória de sucesso

27 de maio de 2020, data que ficou marcada na história educacional de Batatais com a celebração dos 50 anos de história do Claretiano – Centro Universitário. Há meio século, após muitas reuniões, planejamento e graças a visão de futuro do Pe. Dr. Sérgio Ibanor Piva, no dia 27 de maio de 1970, o Ministério da Educação publicava o decreto que autorizava a criação da Faculdade de Educação Física, que na época foi uma das primeiras do estado de São Paulo. De início a faculdade oferecia apenas um curso superior que evidenciou grandes nomes no esporte, como o ex-técnico da seleção brasileira de basquete masculino, o profº Hélio Rubens Garcia, aluno da primeira turma de Educação Física do Claretiano.

Os anos foram passando, a quantidade de cursos aumentando e a Faculdade se tornou o Claretiano - Centro Universitário. Hoje a instituição oferece mais de 50 opções de graduação nas áreas de Educação, Saúde, Administração, Engenharia, Direito, Comunicação, Religião e Tecnologia e mais de 90 cursos de pós-graduação (especialização – lato sensu) nessas mesmas áreas, além de diversos cursos de extensão, mas modalidades a distância (EaD) e presencial. Com a educação a distância (EaD) a instituição está presente em mais de 120 cidades no país e também mantém polos no Japão (Toyohashi-shi), Espanha (Madrid e Barcelona), Portugal (Lisboa) e Estados Unidos (Orlando).

Pe. Dr. Sérgio Ibanor Piva atuou diretamente nos processos de autorização da abertura da faculdade na década de 70 e continua à frente da Instituição como Reitor. Para ele, toda essa trajetória faz parte de uma missão que se desenvolveu e acolheu muitas pessoas. “Foi uma longa jornada até aqui, desbravando novos caminhos, sempre acreditando que se pode ir além”, afirma. O pró-reitor comentou que celebrar os 50 anos de história é um marco. “Estamos comemorando cinco décadas de um trabalho feito em prol da educação no Brasil e no mundo sempre levando o que temos de melhor aos nossos alunos. O Claretiano rompeu barreiras e se tornou uma instituição que leva o nome de Batatais para o Brasil e para o mundo, ajudando a transformar a vida de milhares de pessoas”, conta.

Pe. Luiz Botteon ainda ressalta que a data foi mais que um aniversário, foi a realização de um sonho, pois o Claretiano transformou e transforma a vida de milhares de pessoas. Isso porque ao longo dessas cinco décadas, além de oferecer educação superior e inovação, a instituição estreitou a relação social com a comunidade e diversas empresas expandindo a atuação regional para nacional e internacional.

Pe. Marcos Aurélio Loro, comentou que completar cinco décadas de atuação no ensino é a realização de um sonho, afinal Santo Antônio Maria Claret, se preocupava muito com a educação. “Em nome da província do Brasil quero expressar meus agradecimentos ao Pe. Sérgio Ibanor Piva pela construção dessa bela história dos 50 anos e a todos os colaboradores que ajudaram e ajudam a construir essa história, afinal, a educação promove o ser humano”, finaliza o superior provincial dos missionários claretianos no Brasil.

Clique aqui e confira a entrevista do Pe. Sérgio Piva, reitor, e do Pe. Luiz Botteon, pró-reitor administrativo, sobre os 50 anos do Claretiano.

Conheça a nossa história, clique aqui.

 

 

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =