Ex-aluno de Educação Física publica livro sobre Jogos de Corrida de Orientação para Escolas

04/06/2020 - Batatais

Corrida de Orientação é um esporte em que o praticante se orienta ao longo de uma série de pontos de controle, podendo usar a bússola se quiser, depende muito de seu nível de conhecimento em orientação, e um mapa topográfico específico para Corrida de Orientação, devendo seguir uma ordem numérica para percorrer os pontos pela escolha de uma rota entre eles.

Esse trecho faz parte do livro Jogos de Corrida de Orientação para as Escolas, publicado por José Carlos de Carvalho, ex-aluno dos cursos de Educação Física - LicenciaturaBacharelado do Claretiano - Centro Universitário polo de Rio Claro.

O livro, iniciado durante a graduação em licenciatura, foi almejado por José Carlos há mais de 10 anos, principalmente quando não encontrava conteúdos sobre o tema, nem mesmo em pesquisas na internet.

Durante o período de estágio exigido no curso, José Carlos trabalhou na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Pirassununga, sua cidade atual. Lá notou a incidência de esportes tradicionais, como futebol e voleibol, por isso resolveu inovar levando a Corrida de Orientação, atividade que pode ser realizada em grupo ou individualmente e explora mais do que corrida e atividade física.

Além de trabalhar o corpo, o esporte exercita a mente. Para realizá-lo, o estudante precisa ter conhecimentos sobre História e Geografia, como mapas, escalas, cores, meridianos entre outros temas e sobre Ciências, com estudos de vegetação, de erosão de terrenos, de observação de animais etc.

Quando um atleta sai para a sua Corrida de Orientação em uma competição, ele não sabe a rota que vai fazer, não existem balizadores, contou José Carlos. O atleta precisa se orientar por bússola ou pelos pontos cardeais, ou ainda, pela lua, caso a corrida aconteça a noite. Ao correr, o atleta entra em contato com a natureza, vê animais na floresta, conhece vegetações diferentes e só pode concluir o percurso quando finalizar os desafios nos trechos da corrida.

Quer saber mais sobre o livro? Clique aqui.

José escolheu o Claretiano para sua formação pelas facilidades do ensino a distância, que o possibilitou de estudar em sua própria cidade. Além disso, contou com uma equipe eficiente e organizada no polo de Rio Claro para atender suas necessidades e expectativas como aluno. Este ano, além de ter conquistado sua formação, garantiu mais motivação com a publicação do seu primeiro livro.

Sobre o autor

José Carlos de Carvalho é nascido em Bebedouro, interior de São Paulo. É Militar da Reserva do Exército e professor de Educação Física. Atualmente, atua na Secretaria Estadual de São Paulo, em cursos de Corrida de Orientação, pela Confederação Brasileira de Orientação.

= = = =