Artigos inéditos voltados ao universo da alfabetização infantil fazem parte do Dossiê de Pedagogia

16/06/2020 - Batatais

Foi lançado recentemente o Dossiê Pedagogia com oito artigos oriundos dos trabalhos de conclusão de curso em Pedagogia, do Claretiano – Centro Universitário de Batatais em 2019. A publicação, que já está disponível para download no site do Claretiano (clique aqui), conta com artigos inéditos abordando:

Leticia Chauani Barbosa DANIEL

Évili dos Passos LOPES

Alessandra Corrêa FARAGO

Gabriela Cristina MARTINS

Karine Tofetti ARANTES

Adriana Sertóri SANDRIN

Daniela Mara de Macedo SILVA

Juliana dos Reis Paziani da SILVA

Larissa Denipoti LORENTE

Karina de Melo CONTE

A gestão democrática e participativa no contexto da educação inclusiva

Mirian Helena de FARIA

Pricila BERTANHA

A influência da mídia no comportamento infantil

Júlia Assis ALVES

Mariana de OLIVEIRA

Karina Elizabeth SERRAZES

Reflexões sobre a importância da orientação sexual na educação básica

Débora Bordonalli PIRONTI

Maria Cecília de Oliveira ADÃO

Cristiane Miquelino Ponciano da SILVA

Ana Maria TASSINARI

Levantamento de produções científicas acerca do mutismo seletivo

Gabrielli da Costa de LIMA

Vanessa Alves dos SANTOS

Aparecida Helena Ferreira HACHIMINE

Confira o sumário escrito pela Profa. Dra. Karina de Mello Conte, Coordenadora do Curso de Pedagogia

“Prezado leitor,

A Pedagogia, como grande área do conhecimento, possui temas de grande relevância que necessitam de investigação e pesquisas permanentes, uma vez que auxiliam o fazer docente. Entendendo que esta pesquisa deve se iniciar na graduação, espaço de formação inicial, de construção de identidade docente e aprendizagens múltiplas, a Revista Educação do Claretiano – Centro Universitário tem o prazer de apresentar oito artigos oriundos dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em Pedagogia – Licenciatura realizados no ano de 2019.

A Revista inicia com o artigo “A importância da literatura infantil para o processo de alfabetização e letramento”, e traz as contribuições da literatura na aquisição da leitura e escrita, abordando a necessidade de ir além do ensinar a ler e escrever, do decifrar e transcrever. Por fim, destaca a literatura como uma linguagem na qual a criança experiencia o mundo por meio da palavra.

Na sequência e em tempos de ensino bilíngue, o artigo “Estudo da língua inglesa na educação infantil: levantamento das produções de 2012 a 2017” apresenta um levantamento bibliográfico sobre o ensino de uma língua estrangeira e aponta as exigências deste ensinar, como habilidades e técnicas específicas, conceitos, metodologias e conhecimentos relacionados ao desenvolvimento e aprendizagem do indivíduo que serão aplicadas no ensino do idioma.

Seguimos para uma temática que envolve a formação do professor nos campos de estágio, com o artigo “Estágio supervisionado: parceria produtiva entre professor e estudante do curso de Pedagogia”, que discute a importância do estágio supervisionado como componente privilegiado de contato e aproximação com a realidade, reflexão e formação do futuro professor.

No que se refere à gestão escolar, o artigo “A gestão democrática e participativa no contexto da educação inclusiva” realizou uma reflexão sobre o trabalho do gestor que atua na perspectiva democrática e as contribuições na construção de uma educação verdadeiramente inclusiva. Os autores destacam a importância do gestor em considerar as especificidades de sua função, da gestão democrática e da educação inclusiva, para que a inclusão ocorra de maneira adequada e satisfatória.

Sobre a infância, o artigo “A influência da mídia no comportamento infantil” trata de como a mídia no dia a dia da criança interfere no seu desenvolvimento. Considerando que o contato da criança com a mídia e meios de comunicação ocorre cada vez mais cedo, tanto no ambiente familiar quanto no escolar, o artigo traz considerações importantes para a reflexão e atuação do professor.

Outro tema de grande relevância será apresentado no artigo “Reflexões sobre a importância da orientação sexual na educação básica”, que traz a sexualidade como algo inerente ao desenvolvimento humano e reflete sobre sua importância, bem como o reconhecimento do papel da escola e a necessidade de formação de um professor consciente que consiga abordar a sexualidade como um fenômeno social.

Com relação à prática pedagógica do professor, o artigo “Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): possibilidades e práticas pedagógicas” discute as possibilidades e importância de um novo olhar e maneira de atender, compreender e construir práticas pedagógicas inclusivas direcionadas aos estudantes diagnosticados com TDAH.

Por fim, mas ainda sobre a inclusão, o trabalho “Levantamento de produções científicas acerca do mutismo seletivo” destaca a comunicação como um aspecto de extrema relevância no socializar do ser humano, na vida das crianças, no dia a dia e na vida escolar.

O trabalho apresenta os problemas de socialização e aprendizagem enfrentados pelas crianças com Mutismo Seletivo, as comorbidades que podem se apresentar e as propostas de intervenção.

Esperamos que os artigos apresentados aqui engrandeçam os debates e reflexões cientificamente fundamentados sobre os temas trazidos.

Boa leitura!”

Clique aqui e tenha acesso à publicação.