Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Notícias

Artigos inéditos voltados ao universo da alfabetização infantil fazem parte do Dossiê de Pedagogia

16/06/2020 - Batatais

Foi lançado recentemente o Dossiê Pedagogia com oito artigos oriundos dos trabalhos de conclusão de curso em Pedagogia, do Claretiano – Centro Universitário de Batatais em 2019. A publicação, que já está disponível para download no site do Claretiano (clique aqui), conta com artigos inéditos abordando:

A importância da literatura infantil para o processo de alfabetização e letramento

Escrito por:

Leticia Chauani Barbosa DANIEL

Évili dos Passos LOPES

Alessandra Corrêa FARAGO

Estudo da língua inglesa na educação infantil: levantamento das produções de 2012 a 2017

Escrito por:

Gabriela Cristina MARTINS

Karine Tofetti ARANTES

Adriana Sertóri SANDRIN

Estágio supervisionado: parceria produtiva entre professor e estudante do curso de Pedagogia

Escrito por:

Daniela Mara de Macedo SILVA

Juliana dos Reis Paziani da SILVA

Larissa Denipoti LORENTE

Karina de Melo CONTE

A gestão democrática e participativa no contexto da educação inclusiva

Escrito por:

Mirian Helena de FARIA

Pricila BERTANHA

A influência da mídia no comportamento infantil

Escrito por:

Júlia Assis ALVES

Mariana de OLIVEIRA

Karina Elizabeth SERRAZES

Reflexões sobre a importância da orientação sexual na educação básica

Escrito por:

Débora Bordonalli PIRONTI

Maria Cecília de Oliveira ADÃO

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): possibilidades e práticas pedagógicas

Escrito por:

Cristiane Miquelino Ponciano da SILVA

Ana Maria TASSINARI

Levantamento de produções científicas acerca do mutismo seletivo

Escrito por:

Gabrielli da Costa de LIMA

Vanessa Alves dos SANTOS

Aparecida Helena Ferreira HACHIMINE

 

Confira o sumário escrito pela Profa. Dra. Karina de Mello Conte, Coordenadora do Curso de Pedagogia

 “Prezado leitor,

 A Pedagogia, como grande área do conhecimento, possui temas de grande relevância que necessitam de investigação e pesquisas permanentes, uma vez que auxiliam o fazer docente. Entendendo que esta pesquisa deve se iniciar na graduação, espaço de formação inicial, de construção de identidade docente e aprendizagens múltiplas, a Revista Educação do Claretiano – Centro Universitário tem o prazer de apresentar oito artigos oriundos dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em Pedagogia – Licenciatura realizados no ano de 2019.

 A Revista inicia com o artigo “A importância da literatura infantil para o processo de alfabetização e letramento”, e traz as contribuições da literatura na aquisição da leitura e escrita, abordando a necessidade de ir além do ensinar a ler e escrever, do decifrar e transcrever. Por fim, destaca a literatura como uma linguagem na qual a criança experiencia o mundo por meio da palavra.

 Na sequência e em tempos de ensino bilíngue, o artigo “Estudo da língua inglesa na educação infantil: levantamento das produções de 2012 a 2017” apresenta um levantamento bibliográfico sobre o ensino de uma língua estrangeira e aponta as exigências deste ensinar, como habilidades e técnicas específicas, conceitos, metodologias e conhecimentos relacionados ao desenvolvimento e aprendizagem do indivíduo que serão aplicadas no ensino do idioma.

 Seguimos para uma temática que envolve a formação do professor nos campos de estágio, com o artigo “Estágio supervisionado: parceria produtiva entre professor e estudante do curso de Pedagogia”, que discute a importância do estágio supervisionado como componente privilegiado de contato e aproximação com a realidade, reflexão e formação do futuro professor.

 No que se refere à gestão escolar, o artigo “A gestão democrática e participativa no contexto da educação inclusiva” realizou uma reflexão sobre o trabalho do gestor que atua na perspectiva democrática e as contribuições na construção de uma educação verdadeiramente inclusiva. Os autores destacam a importância do gestor em considerar as especificidades de sua função, da gestão democrática e da educação inclusiva, para que a inclusão ocorra de maneira adequada e satisfatória.

 Sobre a infância, o artigo “A influência da mídia no comportamento infantil” trata de como a mídia no dia a dia da criança interfere no seu desenvolvimento. Considerando que o contato da criança com a mídia e meios de comunicação ocorre cada vez mais cedo, tanto no ambiente familiar quanto no escolar, o artigo traz considerações importantes para a reflexão e atuação do professor.

 Outro tema de grande relevância será apresentado no artigo “Reflexões sobre a importância da orientação sexual na educação básica”, que traz a sexualidade como algo inerente ao desenvolvimento humano e reflete sobre sua importância, bem como o reconhecimento do papel da escola e a necessidade de formação de um professor consciente que consiga abordar a sexualidade como um fenômeno social.

 Com relação à prática pedagógica do professor, o artigo “Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): possibilidades e práticas pedagógicas” discute as possibilidades e importância de um novo olhar e maneira de atender, compreender e construir práticas pedagógicas inclusivas direcionadas aos estudantes diagnosticados com TDAH.

 Por fim, mas ainda sobre a inclusão, o trabalho “Levantamento de produções científicas acerca do mutismo seletivo” destaca a comunicação como um aspecto de extrema relevância no socializar do ser humano, na vida das crianças, no dia a dia e na vida escolar.

 O trabalho apresenta os problemas de socialização e aprendizagem enfrentados pelas crianças com Mutismo Seletivo, as comorbidades que podem se apresentar e as propostas de intervenção.

 Esperamos que os artigos apresentados aqui engrandeçam os debates e reflexões cientificamente fundamentados sobre os temas trazidos.

 Boa leitura!”

 Clique aqui e tenha acesso à publicação.