Alunas do curso de Terapia Ocupacional produzem vídeos contando a história da profissão

03/08/2020 - Batatais

Uma das mudanças que a permanência da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) trouxe para os alunos dos cursos presenciais foi a substituição das aulas por meios digitais, conforme Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Todo o conteúdo das disciplinas precisou ser adaptado e o resultado tem sido surpreendente. No curso de Terapia Ocupacional, por exemplo, como forma de avalição algumas alunas produziram vídeos contando a história da profissão e o resultado foi excelente.

A Profª Drª Camila Maria Severi Martins Monteverde, coordenadora do curso, explicou que a atividade fez parte da disciplina de Fundamentos Históricos e Metodológicos da Terapia Ocupacional, sendo uma das formas de avaliação. “Foi uma experiência exitosa, considerando esse novo contexto de ensino remoto. As alunas foram muito criativas, se dedicaram e os trabalhos ficaram excelentes”, explicou a coordenadora do curso que também é a professora da disciplina.

Para as alunas Vitória Franklim Santos, Rosângela Medeiros Silva Roberto, Thaylene Luana Ferreira, Sâmella Darling Conceição da Silva e Micaele Santos de Jesus a atividade foi estimulante e desafiadora. “Fizemos o trabalho uma semana e o resultado foi surpreendente, pois conseguimos nota máxima e recebemos elogios de todos que assistiram ao nosso trabalho, ou seja, conseguimos atingir o nosso objetivo”, comemoram.

“Podemos dizer que, ao finalizar a atividade, tivemos a sensação de dever cumprido, além do orgulho que sentimos por termos realizado um bom trabalho”, conta Kimberly Maia dos Santos Silva, que fez o trabalho junto com as amigas Karoline Souza Fernandes, Letícia Carolina Gonçalves e Marcela Bárbara da Silva.

Kimberly ainda explicou que para fazer o trabalho o processo de pesquisa foi bem mais simples do que a gravação. “O tema abordado no vídeo foi fácil de encontrar material, além das aulas da professora Camila, que nos ajudaram muito. Agora, ao contrário da pesquisa, o processo de gravação foi um pouco mais difícil e extenso. Procuramos diversos vídeos para escolhermos a forma de gravar e fizemos uma gravação diferente, baseada em um vídeo que encontramos no Youtube, mas não deu certo e tivemos que refazer. Foi quando surgiu a ideia de gravarmos o áudio e apresentarmos as imagens para facilitar o entendimento do conteúdo, tanto para estudantes quanto para os interessados na nossa profissão. Foi uma superação”, conta.

Já as alunas Amanda Mariany da Silva, Ana Laura Andrade Mattos, Júlia Tami Francisco Kagawa e Larissa Rocha Silva, apresentaram o trabalho no formato de entrevista para contar a história da profissão. “Tivemos a ideia de destinar o vídeo para as pessoas que não conhecem a profissão ou tem interesse de conhecer. Assim, montamos um script de perguntas com respostas que facilitariam o entendimento. Com o material em mãos demoramos cerca de três dias para organizar tudo. Após ver o vídeo pronto foi muito gratificante, pois conseguimos colocar em prática tudo aquilo que foi planejado e elaborado”, observa Amanda.

Saiba mais sobre o nosso curso de Terapia Ocupacional, clique aqui.

= = = =