Aula on-line aborda o ensino da Educação Física numa perspectiva inclusiva: desafios à prática docente

21/09/2020 - Batatais

Os alunos do curso de Educação Física (Licenciatura), do Claretiano – Centro Universitário de Batatais, que possuem encontros de aulas práticas ao longo do semestre, participaram no dia 12 de setembro da aula virtual com a temática central "O ensino da Educação Física escolar numa perspectiva inclusiva: desafios à prática docente". O coordenador do curso, o Profº Me. Robson Amaral da Silva, comentou que essa aula on-line teve o objetivo de substituir os encontros com as vivências em virtude da pandemia do novo coronavírus.

A aula on-line contou com 230 alunos, que durante duas horas, puderam participar da discussão sobre o ensino da Educação Física na escola sob a perspectiva da educação inclusiva.

“Esse tema é muito caro para a formação de professores na área. É preciso que os estudantes reflitam durante a sua trajetória acadêmica sobre as possibilidades de um ensino que contemple os limites e possibilidades dos estudantes, sejam eles pessoas com deficiência ou não", explicou o coordenador do curso.

A aula

A atividade ocorreu entre 10h e 12h e contou também com a participação dos professores responsáveis, tutores presenciais de diversos polos do país e tutores a distância ligados ao curso de Educação Física - Licenciatura (EaD).

A aula foi iniciada com a mediação do Prof. Me. Robson e conduzida a partir das falas do Prof. Me. Antonio Eduardo Ribeiro, que abordou brevemente a perspectiva histórica da educação da pessoa com deficiência e teceu considerações sobre o processo de formação de professores na perspectiva da educação inclusiva e da Profa. Me. Raquel Daffre de Arroxellas, que discutiu os paradigmas de atendimento e o conceito de capacitismo.

Em um segundo momento, novas reflexões foram propostas pelos professores a partir das perguntas dos alunos encaminhadas pelo chat. “Muitos alunos participaram do bate-papo tirando suas dúvidas, o que deixou a aula on-line muito proveitosa. Enfim, a atividade foi bem recebida pelos estudantes que elogiaram a iniciativa”, finaliza o coordenador do curso.

= = =