Alunos do curso de Direito do Claretiano em Batatais participam de visita virtual ao Palácio da Justiça

06/10/2020 - Batatais

No dia 28 de setembro os alunos do curso de Direito, do Claretiano – Centro Universitário de Batatais, tiveram a oportunidade de conhecer, virtualmente, a sede do Poder Judiciário do Estado de São Paulo. O Palácio da Justiça abriu suas portas para uma visita on-line monitorada pelos colaboradores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, TJSP. Por aproximadamente 1h30 todos puderam conhecer os órgãos do poder judiciário, a história do judiciário paulista, o Princípio da reserva de plenário, os atos administrativos e judiciais do poder judiciário, além das dependências, as salas e todos os espaços do Palácio que é considerado patrimônio histórico da cidade de São Paulo. Além disso, os alunos tiveram acesso aos números da produção do trabalho remoto, devido a permanência da pandemia do novo coronavírus, realizado pelo TJSP entre os dias 16 de março a 20 de setembro. Somente neste período foram feitos 15.422.943 milhões de atos processuais, entre sentenças, acórdãos, despachos e decisões.

O Prof. Me. Túlio Pires de Carvalho, coordenador do curso, e o Professor Fábio Marques Dias, da disciplina Teoria Geral do Processo e Sistema de Justiça Brasileiro, também participaram da visita. O coordenador comentou que o objetivo foi propiciar aos alunos, mesmo em época de pandemia, uma atividade prático-simulada. “Acreditamos que foi uma atividade marcante na carreira dos futuros operadores do Direito. Assim, mesmo morando há mais de 300 km, foi possível aos alunos conhecerem a história do maior Tribunal estadual do país, bem como seus aspectos mais relevantes, dentre eles a inovação tecnológica e o seu pioneirismo entre as Cortes no país”, explica o coordenador do curso ressaltando que a participação do Prof. Fábio, que também é Juiz e Diretor do Fórum em Batatais, foi muito rica em conteúdo aos alunos, enaltecendo as qualidades e demais predicados da magistratura, servindo como aspiração aos alunos, para essa e as demais carreiras jurídicas. Durante à visita virtual os alunos tiveram a oportunidade de ver algumas fotos, inclusive, em uma delas, retrata a posse na magistratura do Prof. Fábio Marques Dias, ocorrida há 23 anos.

Por dentro do Palácio

Todos os alunos que participaram da visita virtual assistiram ao vídeo institucional que conta detalhadamente toda a história do Palácio explicando cada setor, entre eles, estão o ‘Salão dos Passos Perdidos’, uma área de circulação central do Palácio; o Salão do Júri, que funcionou por décadas como sala de julgamento e foi palco de júris que marcaram a sociedade, como o do Bandido da Luz Vermelha, de Chico Picadinho e do cantor Lindomar Castilho e recebe eventos importantes do TJSP, como posses de juízes de primeira e segunda instância e outros eventos relacionados ao Poder Judiciário; o Espaço Cultural Poeta Paulo Bonfim e a Sala José Adriano Marrey Júnior, em homenagem ao renomado advogado criminalista e político que defendeu os direitos civis de mulheres e trabalhadores.

O espaço destinado às fotos de todos os presidentes que passaram pelo TJSP, a Sala dos Retratos, também foi mostrado durante o tour virtual. Nesse local o destaque ficou por conta a decoração feita com símbolos ligados à justiça.

Finalizando a visita, os alunos conheceram à Sala Ministro Manoel da Costa Manso, que concentra o Órgão Especial da Corte. Após todos tiveram a oportunidade de interagir com as guias do Palácio da Justiça. “Obrigado pela oportunidade de conhecer um local tão importante para o Direito Brasileiro”, comentou Caio Guitierres.

= =