Setembro Amarelo: alunas do curso de Terapia Ocupacional realizam ações de prevenção ao suicídio

06/10/2020 - Batatais

Ao longo do mês de setembro, conhecido como “Setembro Amarelo” mês de prevenção ao suicídio, as estagiárias do curso de Terapia Ocupacional, do Claretiano – Centro Universitário de Batatais realizaram ações de conscientização em instituições conveniadas com a Instituição, sob supervisão docente, seguindo todas as recomendações de segurança e protocolos de saúde que o momento de permanência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) vem exigindo.

As ações aconteceram no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que atende pacientes psiquiátricos; na Associação El Shadai, uma moradia assistida que acolhe pessoas que estavam em condição de vulnerabilidade social, na UBS  - Unidade Básica de Saúde - da Vila Lopes, com usuários que estavam na sala de espera e na Clínica Multidisciplinar do Claretiano com os pacientes atendidos pelas estagiárias de Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia e Neurologia Adulto.

Além disso, alunas do 6º e 8º semestre do curso elaboraram vídeos de conscientização sobre a temática. O primeiro conta com o depoimento de uma Terapeuta Ocupacional que atua na área da saúde mental, clique aqui e assista. O segundo vídeo apresenta dados epidemiológicos alarmantes que reafirmam a importância de ações de conscientização sobre o suicídio, clique aqui.

A Profª Drª Camila Maria Severi Martins Monteverde, coordenadora do curso explicou que as ações tiveram o objetivo de conscientizar as pessoas atendidas nos campos de estágio da Terapia Ocupacional sobre a prevenção do suicídio e a importância de conversar sobre este assunto, que ainda é permeado de estigma e preconceito. Para isso, as alunas realizaram atividades com escritas de cartazes, bilhetes para outras pessoas e conversas.

Finalizando as ações do Setembro Amarelo, no dia 26, a coordenadora do curso e as professoras promoveram, no Claretiano – Centro Universitário de Batatais, uma vivência com as estagiárias do 8º semestre, para discutir a importância do cuidado com a saúde mental.

O curso de Terapia Ocupacional do Claretiano – Centro Universitário de Batatais tem a duração de quatro anos e as inscrições para 2021 já estão abertas.

Clique aqui e conheça o nosso curso.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =