Claretiano forma primeira turma de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

09/10/2020 - Batatais

O Claretiano – Centro Universitário de Batatais formou, neste semestre, a primeira turma de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. O curso, coordenado pelo Prof. Me. Thiago Francisco Malagutti, tem a duração de 15 meses e a finalidade de formar profissionais capacitados para desenvolver atividades de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Segundo o coordenador, esse é um dos primeiros cursos do país em formato EaD aprovado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

A primeira turma que se formou apresentou os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) on-line, pelo Google Meet. Ao todo, foram 18 apresentações. Fernando Piechnik Leite Ferreira foi um desses alunos.

“O curso de pós-graduação em Segurança do Trabalho complementou meus horizontes profissionais, principalmente no que se refere a análises de prevenção de riscos”, conta o recém-formado, que já é graduado em Engenharia Civil e atua na área de perícias de engenharia.

Com o tema de TCC “Instalações Elétricas e a Prevenção de Incêndios em Edificações”, Fernando relata que a forma de ensino a distância permite flexibilidade, exige disciplina e muita autodidática. “Fico deslumbrado com a capacidade do Claretiano e admiro muito o amor que os docentes têm para com o centro universitário”, completa o engenheiro.

Área de atuação

O profissional formado em Engenharia da Segurança do Trabalho sempre esteve presente no dia a dia das empresas, prezando a segurança, a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. Nos tempos de pandemia, esse profissional ganhou mais destaque, pois os trabalhadores, estando em casa ou no local de trabalho, devem seguir novas recomendações de saúde. É nesse ponto que o engenheiro de segurança do trabalho deve atuar, o que inclui, por exemplo, a elaboração de manuais e procedimentos dentro das especificações adequadas.

O coordenador Prof. Me. Thiago Francisco Malagutti destaca dois objetivos principais do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do Claretiano – Centro Universitário: ensinar como executar campanhas educativas sobre prevenção de acidentes e estudar as ocupações encontradas em um estabelecimento fabril, comercial ou de outro gênero.

“Atualmente, é um mercado que está bem aquecido. Então, esse curso é uma boa oportunidade para profissionais formados em Engenharia, pois a área de prestação de serviços e treinamentos está muito forte”, conclui o coordenador sobre a situação do mercado de trabalho nesse segmento.

Tem interesse pela área de Segurança do Trabalho?
Clique aqui e conheça todos os cursos de pós-graduação oferecidos pelo Claretiano!

Os alunos apresentaram os TCCs on-line, pelo Google Meet