Projeto realizado por futuros Nutricionistas oferece dicas de alimentação saudável on-line para mulheres hipertensas

04/11/2020 - Batatais

Com a permanência da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) muitas pessoas mudaram totalmente suas rotinas e, com isso, acabaram mudando também a alimentação. Pensando em oferecer dicas de como criar uma alimentação saborosa com ingredientes que promovam a saúde o curso de Nutrição, do Claretiano – Centro Universitário de Batatais, inovou e realizou recentemente o Projeto ‘Saúde e Sabor’, que foi organizado por alunos do oitavo semestre e supervisionado Prof.ª Dr. ª Fabiola Rainato Gabriel de Melo, que é a coordenadora do curso. “Devido ao isolamento social, a principal estratégia do grupo Saúde e Sabor foi a elaboração e divulgação de pratos em grupos de WhatsApp criados exclusivamente para essa finalidade”, explica a coordenadora.

Durante os meses de julho a setembro deste ano os alunos envolvidos no Projeto realizaram várias atividades junto ao grupo de mulheres hipertensas que, antes da pandemia, já eram assistidas pela equipe do curso de Nutrição. O projeto foi desenvolvido por Jussara Soeira, Stéfani Oliveira, Bruna Quinaglia e Guilherme Ferreira, na disciplina de Estágio em Marketing com a supervisão da coordenadora do curso.

A Profª Drª Fabíola explicou que o trabalho da equipe consistia em se reunir semanalmente no laboratório de Nutrição e Dietética do Claretiano para fazer receitas e preparar o conteúdo educativo para ser postado no grupo de whatsApp. Nesse período, foram abordados temas pertinentes ao bem-estar e saúde através de uma alimentação saudável, como por exemplo, como fazer a higienização dos alimentos, como preparar um molho de tomate caseiro, como fazer quibe assado com castanhas, como preparar peixe assado com legumes, como fazer massa integral, dicas de vegetarianismo e muitos outros.

Dicas

Como o foco do grupo eram mulheres hipertensas os pratos foram preparados valorizando a utilização de especiarias e ervas naturais, além de diminuir o consumo de sal. Outras dicas para pessoas hipertensas são: limitar o consumo de alimentos industrializados e verificar sempre a composição dos adoçantes.

“Para mim, o conhecimento é para sempre, então tudo o que recebo de vocês valorizo e sou grata”, comenta Maria, que participou do Projeto recebendo as dicas on-line. “Aprendi muito com vocês, tanto que hoje tenho uma alimentação mais saudável. Graças aos conhecimentos que recebi do Grupo sou mais atenta à descrição dos produtos na hora compra, o que melhorou muito a minha alimentação”, completa Sueli, outra participante do projeto.

Segundo os integrantes do grupo, foram necessárias estratégias educativas que sejam condizentes para hipertensos, favorecendo a promoção da saúde e a qualidade de vida. “Para a equipe Saúde e Sabor esse projeto foi uma experiência única do exercício de cuidado ao próximo e profissionalismo através de uma trajetória de dedicação e de trabalho em equipe”, relatam os idealizadores do Saúde e Sabor.

= = = =