Aula on-line da Engenharia Elétrica aborda 'Robôs Colaborativos: novos paradigmas de segurança humana'

05/11/2020 - Batatais

No dia 29 de outubro, os alunos do curso de Engenharia Elétrica do Claretiano – Centro Universitário de Batatais e de Rio Claro, juntamente com o Prof. Me. Thiago Malagutti e o Prof. Esp. Paulo Mattos, participaram de uma aula on-line com o tema ‘Robôs Colaborativos: novos paradigmas de segurança humana’. A aula virtual ocorreu como atividade da disciplina de Ergonomia e Segurança do Trabalho, do 9º e 10º semestres do curso de Engenharia Elétrica, ministrada pelo Prof. Me. Thiago Malagutti.

Para a aula diferenciada os alunos contaram com a presença do egresso do Claretiano, Sidney Peinado, que é dono de uma empresa que presta serviços na área de segurança do trabalho. Durante a aula e falou sobre normas regulamentadoras, tipos de robôs e como eles interagem com o ser humano.

“Robôs já existem há um tempo, porém somente de alguns anos para cá sua utilização é cada vez mais constante, o que permite às empresas aumentarem sua produção e também sua qualidade. O palestrante nos trouxe essa temática totalmente nova e que será o futuro”, relata o Prof. Me. Thiago Francisco Malagutti.

O curso

No Claretiano o curso de Engenharia Elétrica e na modalidade à distância, mas o aluno tem encontros presenciais para práticas e avaliações. Durante o período da graduação ele conta com disciplinas como física, química, matemática, cálculo, administração, informática, entre outras. Essas disciplinas base são fundamentais para que o formando tenha os conhecimentos necessários para desenvolver habilidades a partir das disciplinas profissionalizantes, como sistemas de comunicação, análise de sistema de potência, instrumentação, entre outras.

O aluno também conhece, na prática, as atividades da profissão a partir de visitas técnicas e de projetos laboratoriais em experimentos presenciais nos laboratórios mantidos pela instituição e a partir de ferramentas da internet, como simuladores virtuais.

Saiba mais sobre o curso, clique aqui

= = = =