Minicurso on-line aborda a 'Ética em pesquisa com seres humanos e o papel do comitê de ética em pesquisa'

02/12/2020 - Batatais

Neste dia 05, sábado, das 9h às 13h, o Claretiano – Centro Universitário realiza o minicurso on-line ‘Ética em pesquisa com seres humanos e o papel do comitê de ética em pesquisa’, com a Profª Drª Adriana Duarte de Souza Carvalho da Silva, docente do Claretiano que integra o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Claretiano – Centro Universitário. Transmitido ao vivo pelo Portal da Extensão para ter acesso ao conteúdo é preciso fazer a inscrição (clique aqui). A participação no minicurso é gratuita, no entanto, a atividade confere certificado, mas para isso, é necessário fazer a opção no ato da inscrição e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 40,00.

Durante o minicurso a Profª Drª Adriana Duarte, com a mediação do Prof. Me. Rafael Archanjo, também docente do Claretiano, abordará diversas questões, entre elas estão: quais os princípios e implicações a serem observadas na proposição e realização de uma pesquisa com seres humanos; quais são as principais resoluções sobre o tema e o que elas orientam; quais pesquisas devem ser avaliadas por um Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos; quais os principais critérios levados em consideração na avaliação de um protocolo de pesquisa; como submeter um projeto de pesquisa à avaliação de um Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos e muito mais.

Objetivos do minicurso

• Conhecer aspectos históricos e filosóficos da ética em pesquisa.
  • Compreender o papel do Comitê de Ética em pesquisas com seres humanos.
  • Diferenciar CONEPE e CEP e suas prerrogativas.
  • Estudar a legislação pertinente vinculada ao CEP (Resolução CNS 466/12 e Resolução CNS 510/2016)
  • Analisar a Plataforma Brasil e os procedimentos para envio de projeto.
  • Discutir os protocolos do CEP para aprovação de projetos.

Como acessar o Portal da Extensão?

Para ter acesso ao conteúdo do Portal da Extensão é preciso escolher a atividade que deseja participar e fazer a inscrição, lembrando que os alunos do Claretiano devem fazer o login usando o RA e senha.

Quem não é aluno do Claretiano também pode participar. Para isso, basta escolher a atividade e fazer o cadastro no Portal. Em seguida, é necessário fazer a inscrição no evento.

Conheça o passo a passo para fazer a inscrição no Portal da Extensão, clique aqui.

Clique aqui e participe, lembrando que o acesso ao minicurso é gratuito.