Alunos do curso de Direito participam de sessão de julgamento da Vara do Tribunal do Júri na Comarca de Franca

10/12/2020 - Batatais

Ana Laura Arantes Leandro, Lívia Escolano Corrêa e Rodrigo Sérgio Mantovani alunos do 5º semestre do curso de Direito, do Claretiano – Centro Universitário de Batatais, participaram recentemente, como ouvintes, de uma sessão de julgamento da Vara do Tribunal do Júri na Comarca de Franca (SP). O convite foi feito pelo o juiz titular da Vara do Júri e Execuções Penais da Comarca de Franca, o Profº José Rodrigues Arimatéa, docente da Instituição.

O coordenador do curso de Direito, o Profº Me. Túlio Pires de Carvalho, contou que a instituição do Júri remonta às origens do Estado Democrático de Direito, valorizando a defesa das garantias fundamentais, em especial a dignidade da pessoa humana.

“Desse modo, participar de uma sessão do Júri contempla ao aluno um misto entre a experiência prática e o seu valor teórico, possibilitando um ganho qualitativo em sua formação”, observa o coordenador.

Lívia comentou que presenciar o julgamento de um caso concreto pelo Tribunal do Júri foi excepcional e de grande valia. "Pude visualizar na prática o que foi visto em sala de aula. Foi uma experiência que recomendo a todos", conta.

Para Rodrigo, participar da sessão foi uma nova experiência que permitiu observar de perto uma face da Justiça de forma prática e concreta. “Na ocasião tive a oportunidade de conhecer fisicamente as instalações do Tribunal do Júri e também pude observar e analisar cada etapa que compõe o rito solene do procedimento da sessão”, explica.