Alunos do 8º semestre de Nutrição criam Macarrão de Beldroega durante estágio supervisionado

10/12/2020 - Batatais

Leonardo Freitas, Priscila Stéfani, Nathália Póli, João Vitor Bellon, Franciele Santos, Wesley Tardivo e Jennifer Castro alunos do 8º semestre do curso Nutrição do Claretiano – Centro Universitário de Batatais colocaram a mão na massa, uniram a teoria com a prática e elaboraram o produto Macarrão de Beldroega (planta que apresenta um alto valor nutricional), dentro da disciplina Estágio Supervisionado em Nutrição e Marketing. Toda a ação foi desenvolvida durante os meses de maio, junho, outubro e novembro com a supervisão da coordenadora do curso, Profª Drª Fabíola Rainato Gabriel de Melo.

“Devido ao seu conteúdo nutricional, pois a planta apresenta um alto teor de fibras, vitamina A, zinco, ômega 3, dentre outras vitaminas do complexo B, além de cálcio, potássio, magnésio e ferro, escolhemos a beldroega para a realização do projeto”, explica a Profª Drª Fabíola ressaltando que, devido ao fato do macarrão ser um dos alimentos amplamente consumido por grande parcela da população, atribuir valor nutricional a ele é de grande valia para a promoção e prevenção da saúde e outros agravos alimentares e nutricionais.

A ideia do projeto, segundo a coordenadora do curso, surgiu durante a disciplina de Bromatologia, no 5º semestre, ministrada pelo Profº. Me. Márcio Henrique Gomes de Melo, em que foi necessário elaborar um produto para realizar as análises físico-químicas (bromatológicas). Em seguida a intenção foi de verificar sua composição nutricional por intermédio de experimentos químicos já estabelecidos pela literatura científica. Finalizando o projeto, alguns colaboradores do Claretiano participaram de uma degustação onde puderam opinar sobre o produto. A coordenadora do curso e responsável pelo projeto comentou que o Macarrão de Beldroegas apresentou uma boa aceitabilidade junto ao público do Claretiano que participou da degustação.

Vale lembrar que, neste projeto, os alunos produziram a massa que foi do tipo talharim e o molho que acompanhou a massa.

Quer saber mais sobre o curso? Clique aqui ou envie um WhatsApp pra gente 16. 3600-1777.

= = = =