Docente do Claretiano tem Capítulo publicado no livro 'Catolicismos en perspectiva histórica: Argentina y Brasil en diálogo'

16/12/2020 - Batatais

O Prof. Dr. Tiago Tadeu Contiero, docente do Claretiano – Centro Universitário de Batatais e de Rio Claro, teve um Capítulo de Livro publicado no livro Catolicismos en perspectiva histórica: Argentina y Brasil en diálogo, organizado pela prof. Ana Rosa Cloclet da Silva (PUC-Campinas) e pelo prof. Roberto di Stefano (Universidad Nacional de La Pampa). O objetivo do livro, conforme explicou o professor, é de apresentar ao leitor assuntos que estão sendo pesquisados na historiografia religiosa no Brasil e na Argentina, possibilitando o diálogo e troca de conhecimento entre pesquisadores dos dois países.

“Meu capítulo tem como título: A modernidade na Igreja. A abertura pós-Conciliar e a Teologia da Libertação. Nele, abordo a temática da relação Igreja-mundo moderno entendendo como as aberturas do Concílio Vaticano II possibilitaram uma transformação nessa relação e de que maneira isso foi interpretado na América Latina. Durante o mestrado e doutorado estudei a concepção de modernidade católica, tendo como centro de análise o Concílio Vaticano II. Durante a graduação, tive oportunidade de estudar a Teologia da Libertação. Desse modo, a produção desse capítulo foi um momento para retomar estudos e ao mesmo tempo me atualizar sobre os temas”, conta o Prof. Dr. Tiago ressaltando que o livro completo está disponível on-line pelo site da editora Teseopress e para ter acesso basta fazer uma inscrição gratuita no site https://www.teseopress.com/catolicismos/

No Claretiano – Centro Universitário de Batatais, o Prof. Dr. Tiago é professor na graduação nos cursos de História e Teologia ministrando as disciplinas de História Antiga, História Medieval, História da África, Teologia Trinitária e Metodologia da Pesquisa Científica e na pós-graduação, ministra as disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica (vários cursos) e Cristologias Contemporâneas. Já no Claretiano – Centro Universitário de Rio Claro ministra as disciplinas de Antropologia, Ética e Cultura (vários cursos), História da Educação e Relações Étnico-raciais e Direitos humanos (Pedagogia), Antropologia e Sociologia Jurídica e História, cultura e sociedade (Direito).

Novas publicações

O professor explicou que em Janeiro de 2021 será publicado outro capítulo escrito por ele no livro (In)tolerâncias religiosas nos países baixos: uma história das reformas religiosas ocorridas antes e durante a Era Dourada (1515-1648). “O capítulo de minha autoria tem como título: O Concílio de Trento: a construção do imaginário social católico moderno e seus impactos nos Países Baixos. Trata-se também de uma temática que me interesso muito, posto que analiso a maneira como o imaginário social moderno católico foi sendo construído a partir da relação Igreja-mundo. Nesse caso específico, abordo o Concílio de Trento como momento chave na construção desse imaginário e os impactos do mesmo nos Países Baixos”, conta.

Também no primeiro trimestre, está prevista a publicação de dois artigos resultantes das apresentações que o Prof. Dr.  Tiago fez junto com o Prof. Wagner Montanhini no III Congresso Lusófono de Ciências da Religião, realizado em Lisboa no início de 2020. “Esses trabalhos abordam as pesquisas que o prof. Wagner e eu desenvolvemos durante a construção do Claretiano - Memorial de Rio Claro. Trata-se de uma publicação que circulará em meios acadêmicos europeus, dando assim ampla visibilidade para o Claretiano - Memorial de Rio Claro e possibilitando debates que certamente enriquecerão nossas pesquisas”, explica O Prof. Dr. Tiago.

Conquistas

Para o professor todas as publicações são importantes e ajudam a divulgar as pesquisas que são realizadas. “Fico muito feliz em ter sido convidado para contribuir com os capítulos de livros. Fico feliz também pelos artigos a serem publicados no próximo ano como resultado das pesquisas e atividades que realizamos na construção do Claretiano - Memorial de Rio Claro. Trata-se da oportunidade não apenas de abrir espaço para debates, mas também de divulgar o Claretiano e sua preocupação com a preservação da memória da Congregação na cidade de Rio Claro e no Brasil”, explica ressaltando que o Claretiano teve uma importante contribuição nessa conquista, pois “possibilitou direta e indiretamente o desenvolvimento de todos esses trabalhos, apoiando e incentivando a realização do meu Mestrado e Doutorado e também dando oportunidade para que desenvolvesse, junto com o prof. Wagner Montanhini, as pesquisas necessárias para o levantamento histórico da presença Claretiana em Rio Claro. Fico muito feliz em poder retornar esse apoio ao Claretiano, divulgando o nome da Instituição em obras de circulação nacional e internacional”, conta.

Outro ponto importante que merece ser destacado é que elaboração dos artigos sempre acrescenta em sua vida acadêmica. O professor explicou que “a vida acadêmica é construída dia a dia por meio das atividades e pesquisas que realizamos. Todas as publicações indicadas são resultados dessas atividades, possibilitando um aprofundamento e atualização dos temas. As publicações indicadas aqui possuem circulação nacional e internacional e isso é muito gratificante por abrir espaço para debates com pesquisadores de outros países, enriquecendo assim nossas pesquisas”, finaliza.