Atividades on-line da Extensão Universitária estarão de volta a partir de fevereiro; acesse o Portal da Extensão e já faça a sua inscrição

22/01/2021 - Batatais

O Claretiano - Centro Universitário de Batatais dá início às atividades virtuais de extensão universitária de 2021 no dia 12 de fevereiro com a palestra on-line Depressão ou desânimo? diferenciando tristeza e patologia com a Profª Ma. Samara Fernanda dos Santos, docente do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro e com o Café Filosófico Intersecções entre Terapia e Práticas Filosóficas: um olhar atualizado, com o Filósofo e Prof. Me. Sérgio Máscoli e a mediação do Prof. Dr. Edson Renato Nardi, coordenador do curso de Filosofia da Instituição.

A palestra on-line Depressão ou desânimo? diferenciando tristeza e patologia poderá ser assistida ao vivo pelo Portal da Extensão às 20h, e o acesso é gratuito, no entanto, ela confere certificado de participação mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20,00, cuja opção deve ser feita no ato da inscrição. Durante esta atividade, a Profª Ma. Samara vai explicar de forma clara e objetiva o que é a depressão; os dados recentes sobre depressão; os principais sintomas da depressão; os mitos sobre a depressão; desânimo, tristeza e sentimentos diversos: quando é normal?; as principais causas da depressão; o que não se deve falar para alguém depressivo?; as intervenções possíveis em casos de depressão e quando buscar ajuda profissional? Vale lembrar que a depressão atinge grande parte da população mundial e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 300 milhões de pessoas no mundo sejam depressivas.

É importante lembrar que o Café Filosófico não será transmitido pelo Portal da Extensão, mas faz parte do catálogo de atividades do Claretiano e o acesso é totalmente gratuito, inclusive o certificado. A atividade acontece pelo Google Meet, com início às 19h, e para participar do evento do dia 12 de fevereiro basta ter este link http://meet.google.com/vzu-nyob-vtr (copie e cole no navegador de sua preferência).

“O Café Filosófico privilegia o diálogo em vez do debate, pois não se trata de retórica, mas de uma busca pela pesquisa coletiva, cujo resultado depende dos participantes. O diálogo filosófico é uma investigação mútua baseada no princípio de que quanto mais pontos de vista houver, melhor compreenderemos o que há para compreender. Não há vencedores nem perdedores - é aberto, com base na colaboração”, explica o Prof. Dr. Edson Nardi, coordenador do curso de Filosofia e mediador de todos os Café Filosóficos realizados pelo Claretiano.

Como posso fazer a minha inscrição no Portal da Extensão?

Para quem ainda não tem RA (Registro de Aluno) do Claretiano, o primeiro passo para fazer a inscrição no Portal da Extensão é acessar o Portal (clique aqui), escolher a atividade e fazer um cadastro, seguindo todas as orientações da tela.

Ao finalizar o processo o sistema vai liberar o RA que deverá ser usado em todas as atividades de extensão que desejar fazer na Instituição. Esse RA deve ser anotado, juntamente com a senha, que é de uso pessoal, pois o Registro de Aluno sempre será usado para particpar das atividades de extensão do Claretino.

Confira aqui o passo a passo para fazer a inscrição e conseguir seu RA.

Quem já tem RA de aluno do Claretiano, basta acessar o Portal da Extensão, escolher o curso e fazer a inscrição.

Como tenho acesso aos Cafés Filosóficos?

Os Cafés Filosóficos do Claretiano acontecem no Google Meet, que é um serviço de comunicação por vídeo desenvolvido pelo Google. Para o Café Filosófico do dia 12 de fevereiro, cujo tema é Intersecções entre Terapia e Práticas Filosóficas: um olhar atualizado, com o Filósofo e Prof. Me. Sérgio Máscoli o link para acesso é o http://meet.google.com/vzu-nyob-vtr

Para mais informações sobre os Cafés Filosóficos entre em contato com o coordenador do curso de Filosofia, o Profº. Drº. Edson Nardi, pelo e-mail filosofia.ead@claretiano.edu.br

Confira a programação para os meses de fevereiro e março

12/02/2021

20h

Palestra on-line Depressão ou desânimo? diferenciando tristeza e patologia

12/02/2021

meet.google.com/vzu-nyob-vtr

19/02/2021

Oficina on-line Como desenvolver o pensamento computacional na Educação Básica

26/02/2021

20h

Mesa-redonda on-line Campanha da Fraternidade - Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor

26/02/2021

Café Filosófico Liberdade como autodeterminação em Hegel

meet.google.com/dxt-kkpt-brr

12/03/2021

Palestra on-line Atividade Física: antes, durante e depois das Covid - 19

12/03/2021

Café Filosófico Dimensões Públicas da memória

AGUARDANDO LINK

26/03/2021

Mesa-redonda Teologia Contemporânea: visão geral, moralidade, pastoral

26/03/2021

Café Filosófico Teorias da Comunicação e Epistemologia na era da pós-verdade

AGUARDANDO LINK

Conheça as outras atividades disponíveis no Portal da Extensão, clique aqui.