Descubra durante oficina on-line como desenvolver o pensamento computacional na Educação Básica

17/02/2021 - Batatais

Nesta sexta-feira, 19, das 20h às 22h, o Claretiano - Centro Universitário realiza a Oficina on-line Como desenvolver o pensamento computacional na Educação Básica com o  Prof. Me. Pablo Rodrigo Gonçalves, docente da Instituição. Durante o evento o professor vai abordar de forma clara e objetiva as possibilidades do uso da tecnologia na educação; como se dá o conceito de pensamento computacional e como usar a tecnologia alinhada à BNCC (Base Nacional Curricular Comum), além de dar alguns exemplos de ferramentas que podem ser usadas na educação básica. Para ter acesso ao conteúdo, que é gratuito, o interessado precisa fazer a inscrição no Portal da Extensão, faça  aqui.

“A tecnologia aplicada à educação é um tema atual e tem ganhado cada vez mais espaço nas escolas, considerando a contínua transformação digital e a abordagem do tema na BNCC. O estímulo ao pensamento computacional proporciona ao aluno o desenvolvimento de diversas habilidades, não se restringindo somente ao uso da tecnologia. As ferramentas computacionais permitem transformar um problema aparentemente difícil em algo que possa ser resolvido mais facilmente. O uso da computação e pensamento computacional em sala de aula podem melhorar o aprendizado do aluno, além de ampliar as possibilidades de atuação do professor”, explica o Prof. Me Pablo.

Confira o conteúdo que será abordado durante a Oficina:

• Pensamento computacional.

• O ensino de programação de computadores na educação infantil e ensino fundamental.

• Lógica de programação.

• O legado de Papert e a linguagem logo.

• Estratégias adotadas para a introdução da Computação na Educação Básica.

• Estratégias de aprendizagem (ferramentas).

Conheça o Prof. Me. Pablo

É graduado em Planejamento Administrativo e Programação Econômica, tem  especialização em Análise de Sistemas e Gestão Educacional, é licenciado em Pedagogia e  tem mestrado em Engenharia de Produção. É docente do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro e ainda atua, na Instituição, como coordenador do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica, é  coordenador do programa PIBIC/CNPQ da instituição e representante administrativo do programa PIBID. Integra a Comissão Própria de Avaliação - CPA, é representante do Comitê de Ética em pesquisa do Claretiano e editor da revista Ensaios e Diálogos, da Revista Jurídica e da Revista Medicina e Saúde, publicadas pelo Claretiano Centro Universitário. Leciona no ensino fundamental I e II do Claretiano - Colégio de Rio Claro. Atua como consultor de empresas na área de educação corporativa. Atualmente pesquisa tecnologia na educação e prática docente.

Como participar

Para assistir à palestra é preciso fazer um cadastro no Portal da Extensão (clique aqui) seguindo todas as orientações da tela, lembrando que o acesso ao conteúdo é totalmente gratuito.

Após o cadastro basta fazer o login usando o RA fornecido pelo Portal e a senha de acesso cadastrada. Anote o RA e a senha, pois é necessário informar o RA para participar das atividades de Extensão. Em caso de dúvidas sobre o acesso à palestra, clique aqui

Programe-se

Evento: Oficina on-line Como desenvolver o pensamento computacional na Educação Básica

Data: 19/02/2021 (sexta-feira)

Local: on-line no Portal da Extensão, clique aqui

O acesso é gratuito, no entanto, se o interessado desejar o certificado deverá fazer a opção no ato da inscrição e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 20,00.