Palestra de Educação Física no Claretiano, em Batatais, aborda a ressignificação do futebol

20/04/2017

“Futebol de rua: a ressignificação do esporte”. Esse foi o tema da palestra que Vandrigo Lugarezi Magalhães, pedagogo, graduado em Letras e pós-graduado em Práticas de Ensino em Rede Pública, graduando em Educação Física (Licenciatura) e integrante da Rede Paulista de Futebol de Rua, que trabalha no Núcleo de Futebol e Cultural da ONG ‘Ação Educativa’ em São Paulo, uma das instituições que faz parte da Rede Paulista de Futebol de Rua, ministrou recentemente no Claretiano - Centro Universitário.

Convidado por Engels Câmara, coordenador do curso de Educação Física (Licenciatura), Vandrigo abordou a prática esportiva onde há uma pedagogia que visa a formação humana, ou seja, apresentou uma prática baseada na metodologia lúdica do esporte, valorizando outros aspectos que vão além da vitória obtida pelo gol marcado.

“Pedagogicamente a prática esportiva vai muito além do ganhar por pontuação. Meu objetivo foi de mostrar aos universitários que um time pode ganhar o jogo com pontuações lúdicas, fazendo com que a partida tenha três tempos onde a decisão pode ser obtida por valores coletivos”, explica Vandrigo ressaltando que essa modalidade é conhecida como futebol Canindé, no qual, os valores morais são evidenciados ocasionando a vitória pela pontuação de ‘passes de solidariedade’.

“A modalidade pode ser aplicada em qualquer prática esportiva, pois são levados em consideração valores morais, como por exemplo, respeito, cooperação, solidariedade, ou seja, a interação entre os participantes”, finaliza Vandrigo.

O Curso

O curso de Educação Física (Licenciatura) do Claretiano - Centro Universitário tem a duração de quatro anos, sendo oferecido nas modalidades presencial, on line (com apenas um encontro por semestre) ou ainda com três encontros aos sábados no semestre. É uma profissão muito abrangente, afinal, o educador físico licenciado deve organizar e conduzir a prática educativa a partir de atividades pedagógicas, proporcionando uma aprendizagem que valorize e promova o desenvolvimento integral dos seus alunos, considerando a sua individualidade e a sua diversidade. E os interessados em estudar na instituição já podem fazer a inscrição para o vestibular que vai acontece no segundo semestre. Para isso basta acessar o site www.claretiano.edu.br e fazer a inscrição. A prova, que é uma redação, acontecerá no dia 6 de maio, às 15h.