Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Notícias

Série Férias Voluntárias: Ivan encontrou no voluntariado a chance de trabalhar a favor da natureza

17/07/2017

Quatro anos. Este é o tempo que Ivan Gomes, aluno do curso de Filosofia, do polo de Bragança Paulista do Claretiano, calcula ter como voluntário na ONG JAPPA - Jacaré Para Preservação Ambiental. Trabalhando, paralelamente, como jornalista, o voluntário mantém um blog independente e trabalhos em rádio web, onde fotografa, publica e divulga o trabalho da Organização sem nenhum custo. 

A JAPPA foi fundada em 2007 com o intuito de preservar e resgatar o Ribeirão Jacaré, que nasce e desagua no município de Itatiba/SP e que se encontrava em situação de poluição e desrespeito. O projeto que nasceu pequeno e com foco único acabou ganhando simpatizantes e força, passando a receber denúncias ambientais que ultrapassam os limites da cidade.  Hoje o trabalho da JAPP consiste em conscientizar as pessoas sobre a importância de não poluir, não desmatar, cuidar melhor dos rios, enfim, respeitar a natureza. 

Como voluntário, Ivan participa de reuniões, palestras e acompanha/registra denúncias recebidas pela ONG: "Sempre que chega alguma denúncia vamos averiguá-la in loco. Conversamos com testemunhas, fotografamos e, quando é constatado crime ambiental, o presidente encaminha ofícios para os órgãos competentes e, se necessário, aciona o Ministério Público. Muitas vezes recebemos propostas para não denunciar, mas a JAPPA não aceita. Não existem contrapartidas para o crime ambiental. A natureza é um bem de todos".  

Sobre a importância do trabalho que realiza, Ivan afirma: "Nunca parei para pensar na importância, ou na dimensão do trabalho que realizo. O que sei é que atuando como voluntário, a favor da natureza, consigo ver o mundo por outros ângulos. Dinheiro eu consigo ganhar com outros trabalhos".