31 de agosto: Dia do Nutricionista

31/08/2017

Formas de conquistar e manter a qualidade de vida nunca estiveram tanto em evidência como na atualidade. E manter uma alimentação saudável é fundamental para esse equilíbrio. Nessa hora, ocupa posição de destaque o profissional da Nutrição, pois ele estuda os alimentos e entende de suas características e funcionalidades orgânicas, além de auxiliar na composição das receitas e o no seu consumo. Seja no dia a dia em casa ou na elaboração de cardápios em restaurantes e hospitais, o Nutricionista é peça fundamental para ajudar na qualidade de vida da população.

No entanto, a profissão vai além. Com a ajuda do Nutricionista é possível manter a saúde, o bem-estar e o humor, prevenir futuras doenças, além de acompanhar e atuar no combate à obesidade infantil. O profissional pode ajudar também durante o pré-Natal; em casos de pacientes hipertensos e diabéticos, fazendo avaliações, exames clínicos e orientações.

Como pode-se perceber é um profissional é fundamental para a ajudar na qualidade de vida da população. E neste dia 31 comemora-se o Dia do Nutricionista, data que marca a fundação da Associação Brasileira de Nutricionistas, no Rio de Janeiro, no ano de 1949, que mais tarde passou a ser denominada Federação Brasileira de Nutricionistas, sendo hoje a ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição.

E neste dia tão especial para os profissionais da área, a coordenadora do curso de Nutrição do Claretiano – Centro Universitário, a professora Dra. Fabiola Rainato Gabriel de Melo, parabeniza todos os professores e alunos. “Nós, nutricionistas podemos mudar, para melhor, a vida da população proporcionando melhor qualidade de vida, bem-estar, além de devolver, em muitos casos, o prazer de se alimentar bem. A Nutrição é uma profissão completa que pode acompanhar todas as fases do indivíduo”, conta a coordenadora do curso.

O curso de Nutrição

O curso do Claretiano – Centro Universitário atende aos mais diversos segmentos do setor da Nutrição, proporcionando conhecimentos nas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais, Humanas e Econômicas e Ciências dos Alimentos e da Nutrição. Durante o curso o aluno participa de projetos que trabalham com comunidades carentes, visualizando a realidade nutricional e social das comunidades e desenvolvendo a habilidade para trabalhar na área de alimentos, alimentação e nutrição. Além disso, ele poderá participar de atendimentos nutricionais a gestantes, crianças, adultos e idosos a partir de projetos especialmente desenvolvidos para isso, inclusive em atendimentos na área social, em programas de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde e instituições geriátricas e APAE. Tudo isso supervisionado por profissionais experientes e capacitados para facilitar o seu aprendizado e desenvolvido através de parcerias e na própria estrutura oferecida pelo Claretiano, em laboratórios multiuso e específicos, como o de técnica dietética, uma referência no setor.

Para saber mais sobre o curso do Claretiano clique aqui.