Educador Físico: uma profissão que visa o bem-estar da sociedade

01/09/2017

Seja para atuar com o treinamento e condicionamento físico-corporal, visando a performance, a adaptação física, o lazer e a saúde ou ainda na sala de aula realizando tratamento pedagógico dos jogos e dos esportes, o profissional de Educação Física é essencial para a sociedade. E neste dia 1º de setembro é dia de homenageá-lo.

Para atuar em cada segmento há uma habilitação específica, ou seja, ele precisa ter a graduação na qualificação de bacharel ou licenciado. O bacharel pode atuar em centros de treinamento, clubes desportivos, escolinhas e projetos desportivos, clínicas de saúde, hospitais, unidades básicas de saúde, academias de ginástica, hotéis, SPAs e acampamentos, laboratórios de avaliação física e pesquisa, empresas, entidades assistenciais e outras do gênero.

Já o licenciado pode atuar na educação básica, realizando tratamento pedagógico dos jogos, dos esportes, das lutas, das danças, das ginásticas e outras formas de expressão corporal a partir de finalidades/intencionalidades escolares, ou seja, o seu contexto de atuação está atrelado ao ambiente escolar.

É importante ressaltar que o profissional da Educação Física atua com ética na sociedade, na formação humana dos indivíduos, estimulando-os a se posicionar de maneira crítica diante das manifestações da cultura corporal e no usufruto dos jogos, esportes, atividades rítmicas, danças, ginásticas, lutas, dentre outros, com vistas a prevenção e auxílio no tratamento de diversas patologias, para a saúde geral e melhor qualidade de vida das pessoas, bem-estar e longevidade da população.

Para cumprir a sua função, os alunos do Cursos de Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, do Claretiano – Centro Universitário têm uma formação integral, pautada em princípios éticos e morais, sendo capacitados para o exercício profissional e o compromisso com a vida.

Para saber mais sobre os cursos clique nos links abaixo:

Educação Física Bacharel

Educação Física Licenciatura