Lei que regulamenta a profissão de administrador no Brasil completa 52 anos

08/09/2017

Neste dia 9 de setembro, a Lei nº 4.769 que regulamenta a profissão de administrador no Brasil completa 52 anos. É também nessa data que se comemora o dia do profissional de Administração.

Hoje, o Brasil possui aproximadamente 400 mil administradores registrados e a profissão se consolida como uma das carreiras mais desejadas do país. Segundo o Sistema de Seleção Unificada - Sisu, a Administração foi a área com maior procura no primeiro semestre de 2017, com 291.282 inscrições recebidas por meio do Sistema.

Os dados do Censo da Educação Superior do Ministério da Educação também são otimistas. De acordo com as últimas divulgações, por ano, mais de 128 mil estudantes concluem o curso de Administração no país, tendo, hoje, 790 mil alunos matriculados.  E o Claretiano – Centro Universitário oferece o curso, para saber mais clique aqui.

O Prof. Dr. Francisco Assis Breda, coordenador do curso de Administração do Claretiano lembra que tanto a profissão quanto os cursos de administração no Brasil possuem uma história recente, mas já coleciona grandes conquistas: “Nesse curto espaço de tempo muita coisa mudou no cenário da Administração e, hoje, essa é a carreira mais desejada do país. Acredito que isso se deve a própria demanda do mercado, que necessita desses profissionais tanto no setor público quanto no setor privado. Existe muita oferta de trabalho, principalmente em grandes empresas, onde a remuneração gira em média de 9 salários mínimos. Penso que esse também seja um atrativo ”, conclui Breda.

Campanha de valorização profissional

Em comemoração ao Dia do Administrador, o Conselho Federal de Administração – CFA está lançando uma campanha de valorização profissional. A proposta é mostrar que o profissional de Administração é a pessoa mais capacitada para atuar na gestão de uma empresa, seja ela pública ou privada. As peças da ação “Improviso nem sempre dá certo” serão veiculadas em rádios, salas de cinema, redes sociais e sites.

História da Administração

A profissão de Administrador foi regulamentada, no Brasil, em 9 de setembro de 1965 por meio da Lei nº 4.769. Além da regulamentação, a Lei criou, ainda, o Sistema Conselhos Federal de Regionais de Administração (CFA/CRAs). Entretanto, a ciência da Administração é muito mais antiga: no século XIX pensadores como Adam Smith e Frederick Wislow Taylor, por exemplo, já falava sobre alguns conceitos pertinentes a área como controle, maximização dos recursos, racionalização e eficiência no trabalho e redução de desperdício.