Revista Saúde é lançada pelo Claretiano - Centro Universitário

12/09/2017

Com trabalhos inéditos de pesquisadores vinculados ao Claretiano e de outras instituições de ensino superior do território nacional a Revista Saúde – ISSN 22376003 já está disponível para download (clique aqui). Trata-se de uma publicação digital semestral do Claretiano - Centro Universitário, destinada à divulgação científica de trabalhos de escopo específico, interdisciplinar, e multidisciplinar, das mais diversas áreas do conhecimento, e a dossiês temáticos específicos de curso ou áreas, oriundos de parcerias interinstitucionais e internacionais. O objetivo é de contribuir para o debate científico, em diálogo com a dimensão da cultura e a esfera da sociedade.

Confira o editorial da Revista escrito pela professora doutora Eloisa Maria Gatti Regueiro, que é a editora responsável da publicação.

Prezado Leitor,

Em mais uma edição da Revista Saúde, são apresentados artigos científicos inéditos, um relato de experiência, duas revisões da literatura e um estudo de caso nas áreas de Educação Física, Engenharia Biomédica, Fisioterapia e Nutrição. Mais uma vez, somos gratos e apreciamos o trabalho do nosso corpo editorial, permitindo a qualidade dos estudos publicados.

Iniciamos nossa leitura com o enfoque da saúde sobre o conhecimento da população geral (leiga) sobre Fisioterapia e o que os profissionais fisioterapeutas consideram que pode ser feito para, em um futuro próximo, a profissão ser mais valorizada. Posteriormente, ainda sob a ótica da Fisioterapia, apresentamos um artigo que avalia os indicadores assistenciais em uma unidade de emergência de um hospital terciário na cidade de Fortaleza/CE.

Dando continuidade à nossa leitura, ainda sobre a perspectiva da Fisioterapia, agora em conjunto com a área de Nutrição, temos um relato de experiência de um diagnóstico em saúde que abordou a promoção da segurança alimentar da população da Vila de Gilé, em Moçambique (África), determinando os fatores de risco e os aspectos nutricionais das crianças atendidas pela Pastoral da Criança.

Na sequência, as áreas da Educação e Saúde discutem, por meio de uma revisão da literatura, o Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação (TDC), apresentando os principais aspectos do TDC, a fim de despertar a atenção para o tema e estimular a intervenção daqueles que participam da rotina do portador. Sob o aspecto nutricional, temos uma revisão sistemática, que aborda dados sobre a problemática da obesidade, da cirurgia bariátrica e gestação, visto que as mulheres são a maioria da população obesa crescente no mundo, e que há um aumento de gestações pós-cirurgia, devido à melhora da fertilidade.

E, por fim, concluindo esta edição, apresentamos uma leitura multidisciplinar, um relato de caso que evidencia os efeitos do vírus HIV-1 na movimentação funcional de um voluntário portador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Boa leitura a todos!

Prof.ª Dra. Eloisa Maria Gatti Regueiro

Editora Responsável

Link de acesso ao periódico:

= =