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Dossiê em gestão acadêmica e administrativa, aplicadas à educação é lançado pelo Claretiano

05/12/2017

O Claretiano – Centro Universitário apresenta o Dossiê: Gestão Acadêmica e Administrativa, aplicada à Educação. O Dossiê tem um relato de experiência e cinco artigos que são fruto das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Gestão Acadêmica e Administrativa, Aplicadas à Educação. O grupo teve sua concepção motivada pelo processo de estruturação do Claretiano – Rede de Educação, iniciado em 2012, e atualmente reúne pesquisadores que se debruçam sobre os mais variados temas vinculados à gestão acadêmica e administrativa.

Os estudos realizados sobre situações-problema vividas em processos internos e externos da gestão de instituições de ensino têm contribuído para o planejamento e a execução de ações que têm promovido melhorias contínuas no contexto. O primeiro trabalho é um relato de experiência realizado pelo professor Altino Teixeira Neto e seus colegas, que apresenta sinteticamente o caminho percorrido, as etapas e metodologias adotadas, as ações articuladas e executadas no projeto de estruturação do Claretiano como Rede de Educação. O trabalho posterior, de autoria do professor Leandro Henrique Tavares Pauletti, apresenta uma análise da “cultura” e do “clima organizacional” no Claretiano, a partir da percepção de satisfação dos gestores da instituição. Além do estudo teórico sobre o eixo temático, a pesquisa contou com coleta de dados realizada por meio da aplicação de questionários. Na sequência, novamente o professor Altino Teixeira Neto apresenta um estudo sobre a análise financeira de uma instituição de ensino sem fins lucrativos, realizada por intermédio da observação de relatórios contábeis e indicadores financeiros.

Na esteira do Ensino a Distância, principal linha de atuação do Claretiano, os professores Gabriel Luis Spina e Dênio Magno Cunha, por meio de revisão bibliográfica, discutem as perspectivas de inovações tecnológicas e a criação de cursos híbridos nessa modalidade. Ainda na vertente da Educação a Distância, a colaboradora Maira Soares apresenta estudo sobre o e-learning e a integração de novos colaboradores, discutindo como a tecnologia pode ser promotora da aprendizagem e pontuando os benefícios da sua utilização, tais como redução de custos, aumento de motivação, dentre outros.

Buscando atender a exigências do e-Social, a cada dia mais presente no contexto das instituições, os colaboradores Carlos Francisco Moura e Simone Pradella pesquisaram a contribuição da gestão por processos, a fim de atender ao projeto de fiscalização governamental que visa estabelecer nova relação entre empregador, empregados e Estado.

Os trabalhos aqui apresentados são uma pequena amostra das contínuas descobertas oriundas dos estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa no contexto do Claretiano – Rede de Educação. Longe de ser uma resposta final para as perguntas que inquietam o dia a dia da IES, as reflexões dos pesquisadores abrem o diálogo epistemológico, mantendo viva e atuante a célula da “pesquisa” como principal ferramenta para as tomadas de decisão na esfera das gestões acadêmica e administrativa.

A edição, que conta com seis produções, pode ser acessada clicando aqui

 

Boa leitura!

Prof. Me. Márcio Machini

Coordenador do Grupo de Pesquisa em Gestão Acadêmica e Administrativa, Aplicadas à Educação

 

Prof. Me. Rafael Menari Archanjo

Coordenador Geral de Extensão, Pesquisa e Iniciação Científica e integrante do Grupo de Pesquisa em Gestão Acadêmica e Administrativa, Aplicadas à Educação