Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das IES.

Os objetivos do PIBID são:

I - Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica.

II - Contribuir para a valorização do magistério. 

III - Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. 

IV - Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. 

V - Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério. 

VI - Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura. 

O Programa faz parte das ações de formação do Curso de Pedagogia do Claretiano de Batatais, cuja coordenadora é a Profa. Dra. Karina de Melo Conte e será efetivado por meio da parceria com a Secretaria de Educação de Batatais, na figura do Secretário Vitor Hugo Junqueira. Sendo desenvolvido nas escolas: EMEB Profª Alzira Acra de Almeida e EMEB CAIC Prof. Gilberto Dalla Vecchia.

O projeto do Curso de Pedagogia será na Área de Alfabetização e terá a participação de 24 alunos licenciandos do Curso juntamente com 3 professores supervisores das escolas, bem como da Coordenadora Institucional e de Área do Programa, Profa. Ma. Alessandra Corrêa Farago.

O PIBID/ Ceuclar apresenta uma Comissão de Apoio e Acompanhamento composta pelos Professores: Dra. Karina Elizabeth Serrazes e Prof. Me. Rafael Menari Archanjo que contribuem em todas as ações inerentes ao Programa. 

Conheça o site Oficial do Programa: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid