Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Biblioteca Claretiano

Regulamento

NATUREZA E ESTRUTURA

A biblioteca do CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO tem por objetivo fornecer suporte adequado às atividades acadêmicas, nos seus aspectos didático-pedagógicos, bem como proporcionar o incentivo à pesquisa aos alunos e docentes, atendendo a toda comunidade. Para isso, tem buscado a melhoria contínua dos serviços prestados.Conta com acervo virtual e físico, sendo este último divido em duas partes: uma de consulta e outra circulante apenas para docentes, alunos e funcionários do CLARETIANO - REDE DE EDUCAÇÃO. As obras de referência e as obras especiais não estão liberadas para a modalidade de empréstimos.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO  

O horário de funcionamento da Biblioteca Padre Elias Leite será das 8h às 15h, com intervalo entre 11h30min. e 12h,  durante a Pandemia do Coronavírus (COVID-19).

 

ORIENTAÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DECORRENTE DO CORONAVÍRUS (COVID-19) NAS BIBLIOTECAS DO CLARETIANO REDE DE EDUCAÇÃO

 

CONSIDERANDO a situação de pandemia do Coronavírus (COVID-19) que assola o país e as notas oficiais publicadas pelos órgãos competentes, em especial:

- a Portaria Interministerial nº 5, de 17 de março de 2020 que dispõe sobre a compulsoriedade das medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Novo coronavírus (COVID-19);

- a Portaria nº 454, de 20 de março de 2020, que declara, em todo o território nacional, o estado de transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19); e

- o Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, que reconhece a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020.

 

A AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA, doravante denominada CLARETIANO, representada neste ato pela Sra. Cristina de Cássia Bueno Mendes, bibliotecária responsável pelas bibliotecas do Claretiano Rede de Educação, apresenta a seguir as orientações que deverão ser seguidas para o enfrentamento da pandemia decorrente do Coronavírus (COPVID-19).

 

1. DA PROTEÇÃO DA EQUIPE E DOS USUÁRIOS:

Os funcionários das bibliotecas, responsáveis pelo atendimento à comunidade acadêmica, deverão utilizar, obrigatoriamente, máscaras para a sua proteção e a dos usuários. 

 

2. DA CIRCULAÇÃO DO ACERVO:

2.1. Devoluções:

•As devoluções deverão ser armazenadas em caixas para evitar seu recebimento diretamente no balcão da Biblioteca.

•Os materiais devolvidos terão a situação alterada para “Em quarentena”. A situação do exemplar poderá ser visualizada na consulta do sistema Pergamum.

•As obras serão ordenadas por data de devolução em uma estante separada do restante do acervo para facilitar sua desinfecção.

•A multas serão suspensas até o retorno às aulas presenciais. 

 

2.1.1. Do procedimento de devolução:

•Os materiais serão retirados da caixa de devolução, devolvidos no sistema Pergamum e terão a sua situação alterada para “Em quarentena”. 

•As devoluções serão encaminhadas até a estante selecionada para a quarentena.

•A organização dos materiais na estante será pela data de devolução. A data deverá ser informada nas prateleiras e em cada item devolvido. 

 

2.2. Dos novos empréstimos:

•Os usuários serão orientados sobre a importância de utilizar máscara para o manuseio seguro do livro. 

•As pesquisas dos títulos deverão ser efetuadas antecipadamente para agilizar o atendimento e reduzir o tempo de permanência na biblioteca.

•A utilização do balcão de atendimento deverá ser evitada bem como a consulta das obras sobre ele.

•O prazo dos empréstimos será prorrogado de 7 (sete) para 15 (quinze) dias durante a pandemia.

 

2.3. Da Higienização do acervo:

O método a ser aplicado para a higienização dos materiais devolvidos é a quarentena. 

Tempo de duração do material em quarentena durante pandemia: 7 dias.

O local de acondicionamento das obras em quarentena deverá ser uma estante separada do restante do acervo. 

Os itens serão desinfetados no ato da devolução com álcool 70% e dispostos nos carrinhos até serem direcionados para a estante. 

 

3. DA PERMANÊNCIA NA BIBLIOTECA:

•Suspensão temporária do atendimento à comunidade externa para reduzir a circulação de pessoas no recinto.

•O espaçamento entre as mesas de estudo será ampliado e a quantidade de cadeiras será reduzida. 

•Manutenção de álcool em gel no balcão de atendimento para os usuários.

•Disponibilização de panos e borrifadores com solução de água sanitária diluída (25ml para 1 litro de água) próximo aos computadores para higienização dos teclados e mouses dos terminais de consulta.