Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Biblioteca Claretiano

Biblioteca do Studium Theologicum - Curitiba/PR

   A Biblioteca do Studium Theologicum pertence ao Claretiano - Centro Universitário, situada na cidade de Curitiba, estado do Paraná, está devidamente registrada no Conselho Regional de Biblioteconomia – 9ª Região, sob o no 1016.

  O Studium Theologicum iniciou suas atividades em Curitiba em 1934, como Centro Interno de Estudos de Filosofia e Teologia, da congregação Claretiana. Mesmo com a intensificação do trabalho missionário na década de 1940, devido a Segunda Guerra Mundial, o colégio da congregação Claretiana foi desde o início uma realidade presente e atuante no contexto eclesial e social de Curitiba. Já em 1938, quatro anos após o estabelecimento do Seminário Maior Claretiano em Curitiba, os padres dessa comunidade foram incluídos como catedráticos na Faculdade de Filosofia e Letras do Paraná, dos Irmãos Maristas, germe da futura Universidade Católica.

  Em 1962, antes mesmo do início do Concílio Ecumênico Vaticano II, os diferentes cursos de Teologia católicos de Curitiba decidiram unir-se numa única instituição, agregando assim professores e alunos, e formando desde então o Studium Theologicum, sob a coordenação e manutenção da congregação Claretiana, e já então afiliado à Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. No ano de 1975, o Studium agregou-se à então Universidade Católica do Paraná, por solicitação dos bispos das dioceses da região e dos superiores das congregações religiosas que mantinham seus estudantes de Teologia em Curitiba. Foi esta agregação do Studium como faculdade de Teologia que possibilitou mais tarde a obtenção do título de "Pontifícia" por parte da Universidade Católica do Paraná.

   Em 1995 foi retomada a afiliação do Studium à Pontifícia Universidade Lateranense de Roma e foi aberto de forma estável o curso noturno de Teologia, destinado principalmente religiosos/as e leigos/as que desejassem adquirir uma sólida formação teológico-pastoral, visando um melhor desempenho de suas funções junto às paróquias e comunidades.

  Em 2005 iniciou-se o processo de reconhecimento do Curso de Teologia, matutino e noturno, por parte do MEC, de acordo com a nova legislação brasileira. Dentro desse processo iniciou-se em 2007 uma profunda reforma da estrutura física do prédio que abriga a Faculdade, e em 2008 o Studium passou a integrar-se na estrutura jurídica da Ação Educacional Claretiana - Educlar, que compreende igualmente várias faculdades e colégios em diversas cidades do país e no exterior.

   Em 2009 o Studium assinou um novo convênio de parceria com a PUC-PR, abrindo novas possibilidades de colaboração, com o intuito de beneficiar os estudantes de Teologia de ambas as instituições e favorecendo o intercâmbio de professores.

   A integração na Educlar foi ocasião para a instalação, dentro da estrutura física do Studium, de um pólo de Educação à Distância com diversos cursos. Já no primeiro ano de funcionamento o polo de EaD de Curitiba totalizou mais de 200 alunos matriculados.

   Um dos espaços mais e importantes da Faculdade é a Biblioteca, cuja função é selecionar, adquirir, tratar e disseminar informações, bem como gerenciar o acervo bibliográfico e multimeios. Ela tem por objetivo fornecer suporte adequado às atividades acadêmicas em seus aspectos didático-pedagógicos, além de instigar a busca por informações em suas diversas formas de apresentação, desde o material impresso àqueles em formato digital. Dessa forma, a Biblioteca tem buscado a melhoria contínua de seus serviços, fornecendo a seus usuários os diferenciados recursos de acesso à informação.

Os usuários têm livre acesso ao acervo. Ao acervo de referência (enciclopédias, mapas, dicionários, etc.) só é permitida consulta no local. O empréstimo domiciliar é realizado para alunos, professores e funcionários da Instituição. As consultas ao acervo podem ser feitas na própria Biblioteca, usando-se os terminais de consulta ou a partir de qualquer computador, notebook, smartphone, etc. com acesso internet.

ESPAÇO FÍSICO E INSTALAÇÕES

A Biblioteca do Studium Theologicum conta com uma área de aproximadamente 400m², distribuídos entre os espaços para o acervo, ambiente para estudos individuais, ambiente para estudos em grupo, espaço administrativo e atendimento. As instalações oferecem locais para estudo em grupo e individual, com acesso à internet, além de dispor de computadores para acesso ao catálogo de pesquisa da Biblioteca. A Biblioteca tem um espaço amplo, arejado e bem iluminado para estudo e preservação do acervo.

 

Biblioteca - Instalações e equipamentos

 

·        Acervo geral e periódicos: 330 (trezentos e trinta) estantes;

·        4 (quatro) computadores para pesquisa ao acervo;

·        5 (cinco) mesas para estudo;

·        36 (trinta e seis) cadeiras;

·        1 (um) guarda volumes, contendo 20 (vinte) armários com chaves;

·        3 (três) espaços para estudo individual;

·        10 (dez) vitrines para exposição de livros e demais materiais;

·        Ambiente para leitura e pesquisa;

·        Ambiente para estudos em grupo;

·        Balcão de atendimento;

·        Expositores duplos com as últimas edições dos periódicos;

 

 Para o estudo individual estão disponíveis 03 (três) cabines individuais. Na sala para estudos em grupo estão disponíveis 3 (três) mesas com 6 (seis) acomodações cada e mais 1 (uma) mesa com 3 (três) acomodações, totalizando 4 (quatro) mesas e 21 (vinte e um) cadeiras. Além desses espaços, os alunos poderão fazer uso das demais acomodações distribuídas no espaço da Biblioteca.

A Biblioteca conta, também, com a tecnologia acess point wireless, que possibilita a conexão à internet de notebooks, smartphones, tablets, etc. através do Hotspot - Claretiano.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda à sexta-feira: 07:30 às 18:00 

Sábado: 08:00 às 12:00

ACERVO

ACERVO GERAL E QUANTIDADE DE LIVROS POR ÁREA DE CONHECIMENTO

Acervo por áreas Títulos Exemplares
Ciências Agrárias 33 33
Ciências Biológicas 5352 6309
Ciências da Saúde 1326 1692
Ciências Exatas e da Terra 3747 4493
Ciências Humanas 42149 50895
Ciências Sociais Aplicadas 5919 7383
Engenharias 565 631
Linguistica, Letras e Artes 8400 9923
Total 67491 81359

CONTATO

Nome Função E-mail Telefone
Nyxson Lopes Auxiliar nyxsonlopes@claretiano.edu.br (41) 3307-7754
Sandra Haendchen Bibliotecária biblioteca.crt@claretiano.edu.br (41) 3307-7759