Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Biblioteca Claretiano

Biblioteca Pe. Aniceto de Lima - Rio Claro/SP

A Biblioteca Pe. Aniceto de Lima pertence ao Claretiano - Faculdade, situada na cidade de Rio Claro, estado de São Paulo, está devidamente registrada no Conselho Regional de Biblioteconomia - 8ª Região, sob número 3601.

Em Rio Claro, desde 1929, os Missionários Claretianos tem presença, com a criação do Seminário Claret, que contou com amplas instalações para a formação de jovens vocacionados da Instituição, prestando relevante contribuição social e espiritual, durante muitas décadas, à comunidade local e à própria Instituição.

No que diz respeito à atuação acadêmica, as atividades educacionais, na Sede - Rio Claro, tiveram início com a Sociedade Rio-Clarense de Ensino Superior, fundada em 15 de setembro de 1971, que obteve, em 1972, autorização para o funcionamento da Faculdade de Ciências Contábeis de Rio Claro - FACCO - com o Curso Superior de Ciências Contábeis. Posteriormente, em 1981, a mesma Sociedade foi autorizada a manter a Faculdade de Tecnologia de Rio Claro - FATERC , com os Cursos Superiores de: Tecnologia em Planejamento Administrativo e Programação Econômica, Tecnologia em Formação de Secretário, bem como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de Rio Claro - IPETERC, com o Curso Superior de Tecnologia em Construção Civil- Modalidade Edifícios, os quais estão, ainda hoje, em funcionamento.

A Sociedade Rioclarense de Ensino inovou novamente ao obter autorização de funcionamento de um canal de televisão, a TV Rio Claro, canal 19, UHF, emissora educativa afiliada à TVE, Fundação Roquette Pinto - Ministério da Educação, com retransmissão de caráter misto, pois além da retransmissão, também produz e gera imagens de notícias, esportes e programas educativos.

Um marco importante ocorreu em 02 de janeiro de 1996, quando o controle das atividades da Sociedade Rioclarense de Ensino, dos diversos níveis de ensino e da TV, passou para a Congregação dos Missionários Claretianos, na cidade de Rio Claro, a qual, desde então, imprimiu uma nova etapa aos trabalhos educacionais desenvolvidos.

Portanto, em 1996, os Claretianos, estabelecidos em Rio Claro como Congregação Missionária, assumiram as Faculdades Unidas de Rio Claro e o Colégio Integrado, atualmente, respectivamente, Claretiano - Faculdade e Claretiano - Colégio, e têm, com o passar dos anos, ampliado sua estrutura na área da educação, da pré-escola aos cursos de pós-graduação lato sensu.

 

Em novas instalações e sob as luzes da filosofia e experiência mundialmente reconhecida dos Claretianos, tanto o Claretiano - Colégio e Claretiano - Faculdade acabaram por se colocar no grau mais elevado dos estabelecimentos de ensino da região. Graças à gestão e ao dinamismo dos missionários, a escola passou por um período de contínuo crescimento e atualização tecnológica nas diversas modalidades de ensino, tanto nos aspectos qualitativo quanto numérico de alunos. No ensino superior como na educação básica foram introduzidas novas formas de administração e gestão das atividades; aperfeiçoaram-se as metodologias de ensino, possibilitando a consecução dos objetivos e finalidades da Instituição.

ESPAÇO FÍSICO E INSTALAÇÕES

A Biblioteca “Pe. Aniceto de Lima” conta com uma área de aproximadamente 428m², distribuídos entre os espaços para o Acervo, Laboratório de Estudos e Pesquisa, Sala para estudos individuais, Sala para estudos em grupo, Espaço Administrativo e Atendimento. As instalações oferecem locais para estudo em grupo e individual, para estudos e pesquisa com acesso à internet, além de dispor de computadores para acesso ao catálogo da Biblioteca. A Biblioteca tem um espaço amplo, arejado e bem iluminado para estudo e para a preservação do acervo.

 

Biblioteca - Instalações e equipamentos:

  Acervo Geral:

     121 (cento e vinte e uma) estantes;

     02 (dois) armários para armazenar Multimídias (CD/DVD);

     01 (um) armário para armazenar Mapas;

  Acervo de Periódicos: 09 (nove) estantes;

  Ambiente para leitura de jornais e revistas;

  Expositores com as últimas publicações de periódicos;

  Espaço “Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato”:

     11 (onze) estantes;

     01 (um) conjunto de sofá;

     08 (oito) puffs;

     01 (um) tapete;

  Espaço Cultural “Pe. José Gonzalez”: 01 (um) expositor de livros.

 

Para o estudo individual estão disponíveis 07 (sete) cabines individuais com 01 (uma) cadeira cada, mais 08 mesas com 02 cadeiras cada. Na sala para estudos em grupo estão disponíveis 10 (dez) mesas com 5 (cinco) acomodações cada e mais 4 (quatro) mesas com 2 (duas) acomodações cada, totalizando 14 (quatorze) mesas e 58 (cinquenta e oito) cadeiras. Além desses espaços, os alunos poderão fazer uso das demais acomodações distribuídas no espaço da Biblioteca.

 

O Laboratório de Estudos e Pesquisa (LEP) destinado para o acesso à internet, estudo e pesquisa possui 05 (cinco) bancadas e 20 (vinte) cadeiras. Em relação aos recursos computacionais, este laboratório conta com 20 (vinte) computadores e 20 (vinte) monitores LED 18,5”. Os computadores possuem a seguinte configuração: Intel Core 2 Duo 2.9GHz - 4Gb RAM e 160Gb HD. Para atender às necessidades especiais dos deficientes visuais, o LEP conta também com um equipamento composto de: um computador Intel Core 2 Quad 2.66GHz - 4 Gb RAM e 300Gb HD, com o software NVDA instalado, para a leitura de tela; um monitor AOC 18,5”; um mouse C3Tech; um teclado em braile Leadership; um fone de ouvido Goldship; e um scanner de voz Voice Aladdin Lide 110.

 

A Biblioteca conta, também, com a tecnologia acess point wireless, que possibilita a conexão à internet de notebooks, smartphones, tablets etc através do HOTSPOT - CLARETIANO RIO CLARO.

 

Número total de mesas e cadeiras para estudo: 07 cabines, 22 mesas e 81 cadeiras

Total de terminais de consulta: 05 (cinco)

Total de computadores para pesquisa: 20 (vinte)

 

Com relação à acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais, o local conta com recursos que visam suprir as mais distintas necessidades e é composto pelos seguintes recursos:

 

     Balcão adaptado para o atendimento de portadores de deficiência física;

     Portas de entrada e interiores com medidas padronizadas;

     Rampa de acesso entre o Mezanino e o piso da Biblioteca;

     Piso tátil para a circulação de usuários com deficiência visual;

     Elevador, com sinalização em Braille, para acesso ao piso da Biblioteca;

     Disposição do mobiliário a fim de permitir maior mobilidade e a circulação de cadeirantes.

 

A Biblioteca possui também equipamentos necessários para o Processamento Técnico dos materiais bibliográficos e para a realização do Atendimento ao Usuário (empréstimo, reserva e renovação). Os itens incluem:

 

     03 (três) computadores para Processamento Técnico;

     01 (um) computador para Atividades Administrativas;

     01 (uma) impressora laser para uso interno;

     05 (cinco) computadores para consulta ao acervo;

     05 (cinco) computadores para atendimento ao usuário;

     05 (cinco) leitores ópticos de código de barra;

     05 (cinco) leitores biométricos;

     05 (cinco) teclados alfanuméricos;

05 (cinco) impressoras térmicas.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta-Feira: 8:00 às 22:00 
Sábados: 8:00 às 13:00.

ACERVO

ACERVO GERAL E QUANTIDADE DE LIVROS POR ÁREA DE CONHECIMENTO

Acervo por áreas Títulos Exemplares
Ciências Agrárias 25 39
Ciências Biológicas 335 685
Ciências da Saúde 1009 2964
Ciências Exatas e da Terra 1675 3308
Ciências Humanas 6174 11641
Ciências Sociais Aplicadas 8153 21725
Engenharias 547 1421
Linguistica, Letras e Artes 8365 14692
Total 26280 56469

CONTATO

Nome Função E-mail Telefone
Bianca Caroline Culico Atendente biancaculico@claretiano.edu.br (19) 2111-6031
Gabriela Leandro Fontana Bibliotecária biblioteca@claretianorc.com.br (19) 2111-6021
Julia da Mascena Silva Atendente juliasilva@claretiano.edu.br (19) 2111-6031
Kavyn Luan Dias da Cruz Menor aprendiz kavyndacruz@claretiano.edu.br (19) 2111-6031
Lenita Ap. Rossetti Hebling Atendente lenitahebling@claretianorc.com.br (19) 2111-6031
Rafaela Bindilatti Menor Aprendiz rafaelabindilatti@claretiano.edu.br (19) 2111-6031
Rudnei Dias da Cruz Suporte Técnico suporte.biblioteca@claretianorc.com.br (19) 2111-6031