Palavra da Equipe: Renato de Aquino

O tópico Palavra da Equipe será iniciado com a participação do integrante da área de Suspensão e Direção, Renato Correa toledo de Aquilo, calouro do curso de Engenharia Mecânica, falará sobre suas perspectivas sobre o projeto e sobre a equipe Clarengex:

Renato, fale um pouco sobre você:

Sou fã de Fórmula 1, Nascar e outros esportes de velocidade, isso foi um dos fatores principais para que eu me interessasse ainda mais por assuntos envolvendo competições. Nasci no ano de 1989, trabalho com fotografia e atualmente estou cursando o 1º Semestre de Engenharia Mecânica no Claretiano – Centro Universitário de Rio Claro.

Qual é a sua relação com o Projeto Baja SAE?

Desde pequeno tive o interesse por informática e trabalhei com isso por vários anos, foi assim que conheci os simuladores de corrida e para eles dediquei muito do meu tempo livre. Aprendi bastante com os simuladores, mas sempre quis experimentar pessoalmente cada componente de um veículo. Ao participar de uma aula experimental no início deste ano, na qual os integrantes se preparavam para a competição nacional da SAE BRASIL, procurei saber mais sobre o projeto e a equipe e, assim que me matriculei no curso, busquei o processo seletivo e fui aprovado na equipe. Desde então, tenho me interessado ainda mais em aprender sobre o Baja e auxiliar meus veteranos naquilo que for possível.

Quais são as suas ambições futuras?

Pretendo me relacionar e aprender sobre todas as áreas do Baja, tanto para poder desenvolver um protótipo mais eficiente e competitivo, quanto para passar esse aprendizado aos futuros integrantes da equipe. Com relação ao mercado de trabalho, quero aplicar todo esse conhecimento em tecnologias inovadoras, em uma empresa automotiva.

O que você tem realizado em função da Equipe?

Tenho auxiliado a área de Design e Ergonomia com meus conhecimentos em edição de imagens e fotografia; a área de Suspensão e Direção, com a tradução de algumas literaturas e na área de Marketing/Vendas; e com a divulgação do projeto e ações sociais.

Sobre o que está vivendo agora:

Acredito que tudo aquilo que fazemos, devemos fazer com o máximo de dedicação possível, seja nas pequenas ou nas grandes coisas.

A equipe Baja SAE Clarengex existe desde 2014, quando alunos dos cursos de Engenharia do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro decidiram participar da competição anual, realizada pela Petrobras, Baja SAE Brasil.

Desde 2015, a equipe participa do desafio e com muito trabalho duro e dedicação, alcançam melhores posições do ranking a cada ano que passa. A competição reúne estudantes de todo o Brasil para desenvolver um veículo offroad, explorando oito áreas do conhecimento.

São estudantes de engenharia, dos diversos segmentos, que se unem para um único objetivo, colocar em prática a teoria dada em sala de aula.