Alunos de Medicina realizam Teste do Progresso

Na última quinta-feira, 26 de setembro, os alunos do curso de Medicina do Claretiano – Centro Universitário realizaram o Teste do Progresso.

O teste

O Teste do Progresso é uma avaliação com 120 questões, que permeiam seis áreas de conhecimento: Ciências Básicas, Saúde Coletiva, Clínica, Cirurgia, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia. É aplicado anualmente em estudantes de Medicina de todo o país, em todos os semestres e colabora para que os alunos se autoavaliem e para que a instituição de ensino superior compreenda e melhore a educação ofertada.

A prova é elaborada pela União dos Consórcios de São Paulo e a Edudata é responsável pela logística da aplicação e análise estatística dos resultados.

Teste do Progresso se tornou tão importante entre as faculdades de medicina que muitos programas de residência pontuam a participação dos estudantes durante todos os anos do curso, o que pode aumentar as chances de o aluno ingressar em um bom programa após se formar. Apesar de não obrigatória, a prova propicia mais informações ao aluno sobre a própria formação, dados esses que apenas o aluno tem acesso, podendo melhorar suas estratégias de estudo e fortalecer teorias que ainda tem dificuldade, como um medidor de rendimento.

De acordo com Clara Araújo, aluna do primeiro ano, a prova foi complicada, mas de grande valia para seu aprendizado no curso.

A maioria das questões eram casos clínicos, que exigiam conhecimento do diagnóstico, conduta a ser tomada e tratamento dos pacientes. Nós ainda estamos no período mais básico do curso, então estamos aprendendo as disciplinas que nos darão base para ter um raciocínio mais complexo nos próximos anos. Conseguimos responder algumas, por conta de experiências pontuais dos nossos campos de estágio, ou de casos clínicos que tivemos em alguns PBLs, explicou a aluna. Acho que fazê-lo todo ano é importante para ver o quanto melhoramos de um ano para o outro, e poder depois comparar a evolução e o estágio que estaremos no último ano, finalizou.

Blog oficial do primeiro curso de Medicina da cidade de Rio Claro/SP, oferecido pelo Claretiano - Centro Universitário. Aqui você verá notícias, relatos, depoimentos, atividades e muitas informações sobre a Faculdade de Medicina de Rio Claro.