Aluna de Medicina apresenta trabalho no Congresso Brasileiro de Pediatria

De 9 a 12 de outubro, aconteceu o 39º Congresso Brasileiro de Pediatria, em Porto Alegre, e a aluna do segundo ano de Medicina, Gabriela Macul, apresentou seu trabalho Levantamento do Número de Casos de Aleitamento Materno Exclusivo e Suas Repercussões na Qualidade de Vida da Criança.

O congresso objetivou levar atualizações e desafios, para que pediatras reflitam as situações atuais de sua área. O evento contou com mesas redondas, simpósios, mini-conferências, além das apresentações de painéis.

Foi uma experiência muito legal. Esse congresso acontece há cada dois anos e deu certo de eu concluir e enviar o meu trabalho. No evento, eu consegui ver diversos trabalhos de outras localidades, o que me proporcionou uma grande troca de informações, além de enxergar outras realidades. O contato com os stands também ampliou meus conhecimentos sobre os medicamentos disponíveis, contou a aluna.

O trabalho sobre aleitamento materno foi realizado por Gabriela Macul e por sua professora, Gabriella Soares de Souza. O tema foi inspirado por uma observação de Gabriela sobre crianças muito novas que apresentavam problemas de obesidade.

Em uma viagem, notei crianças obesas em um parquinho e isso me fez questionar se a falta do aleitamento materno tinha relação com a situação, explicou Gabriela.

O trabalho foi projeto de Iniciação Científica que Gabriela realizou com bolsa PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da CNPq. Confira um pouco mais sobre a pesquisa:

Introdução

O AME até os seis de vida tem capacidade de suprir as necessidades nutricionais. Atualmente ainda é observado baixíssimos números AME, acarretando desnutrição nas crianças, casos de obesidade infanto-juvenil e até mesmo um alto custo para o governo que tem como dever social reverter os quadros de desordens metabólicas infantil.

Confira a pesquisa completa no arquivo abaixo da foto.

Arquivos para Download

Blog oficial do primeiro curso de Medicina da cidade de Rio Claro/SP, oferecido pelo Claretiano - Centro Universitário. Aqui você verá notícias, relatos, depoimentos, atividades e muitas informações sobre a Faculdade de Medicina de Rio Claro.