Conheça a Liga Acadêmica de Pediatria

A Liga de de Pediatria tem como presidente a Mariana Mian, aluna do curso de Medicina do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro. Confira um pouco sobre as atividades desenvolvidas pela liga:

Como foi a ideia de montar a liga?

Na maioria das instituições, a própria carga horária do curso de medicina obriga o aluno a participar de atividades voluntárias, acadêmicas, cursos fora da faculdade. O Claretiano não, pois nossa carga horária contempla estágios nas Unidades básicas de Saúde e nas Santas Casas das cidades de Rio Claro e Limeira. Então, quando ingressei na instituição, em agosto de 2018, senti a necessidade de atividades extracurriculares, uma vez que não somos obrigados a cumprir qualquer carga horária extra, isso nos favorece a buscarmos atividades relacionadas as nossas aptidões e interesses pessoais.

Por que Pediatria?

Porque é o período de maior vulnerabilidade da vida. A pediatria atende a criança desde o seu nascimento até o final da adolescência e os cuidados intensivos voltados ao recém-nascido prematuro. Na liga, nós aprofundaremos o ensino teórico e elaboraremos práticas de intervenção na saúde local. Quando maturei a ideia da constituição da Liga Acadêmica de Pediatria como a Primeira Liga Acadêmica da cidade, o coordenador do curso, o Dr. Jair Virgílio me indicou a Dra. Ana Luiza Yaekashi Grillo como coordenadora da Liga.

Como os alunos podem participar?

Primeiramente, cumprimos a parte burocrática: criamos e adequamos o estatuto, aprovado na Associação de Ligas Acadêmicas de Medicina- ABLAM, e ao programa de Ligas Acadêmicas da Sociedade Brasileira de Pediatria-SBP. A Liga nasceu em 4 de fevereiro, data da sua aprovação. Hoje somos 7 alunos na condição de membros fundadores da Liga Acadêmica de Pediatria- LIPE. Assim que possível o retorno das atividades presenciais, todas as Ligas Acadêmicas da Medicina já constituídas, poderão a partir das Aulas Magnas e a publicação de edital específico (previamente divulgado) realizar provas de acesso, conforme as regras da ABLAM. Outro ponto positivo da instituição são os demais cursos na área da saúde, como Biomedicina, Nutrição e Educação Física. Seus egressos são bem-vindos para o fortalecimento da comunidade acadêmica.

Quais as atividades desenvolvidas na liga?

Como membro da Liga, o aluno será fortemente cobrado a dedicar-se às aulas semanais. Nossa liga busca solidificar a teoria, pra depois partirmos para os estágios práticos em enfermaria, UPA e na UTI Neo-natal. Assim, uma vez que o primeiro grupo já esteja em campo, poderemos capacitar um novo grupo que galgará este step posteriormente, e assim por adiante. Manteremos o tripé: ensino, pesquisa e extensão. A Liga estimula a produção científica, a participação em eventos, projetos sociais e a interação com a comunidade. Uma vez que não estamos em campo por conta do isolamento social, temos nos relacionado com as Ligas do Brasil todo através do nosso instagram @lipe.medicinarc e no Facebook da Liga Acadêmica de Pediatria-LIPE: Buscamos informar a comunidade acadêmica e a sociedade dos assuntos pertinentes à Pediatria. Aproveito a oportunidade de agradecer aos nossos professores e aos profissionais da saúde que tem preparado materiais para a Liga. Já temos convênio para estagiarmos em uma UPA na região, e no mês de janeiro participaremos como voluntários na Missão Humanitária na reserva indígena na cidade de Dourados-MT.

Qual a importância da liga para o curso de Medicina?

Para o aluno, a sua participação em uma Liga Acadêmica favorecerá à aquisição do senso crítico e compreensão do seu futuro papel na condição de médico como interventor social. Favorecerá o desenvolvimento de liderança, crescimento pessoal e desenvolvimento pessoal. Aprende a trabalhar em grupo, a divergir, aprende o debate saudável, e, o principal, favorece à empatia. O estudante sai do papel passivo, que cobra o serviço de ensino, para uma posição que o possibilita “caminhar junto” com a sua faculdade, serviços de saúde públicos e privados etc. Seja na elaboração de estratégias de intervenção, na prática, arregaçando as mangas, telefonando para o comércio local, ou contatando um Secretário de Saúde, professores e coordenadores.

Saiba mais sobre a Liga de Pediatria na página do Facebook, clicando aqui.

Blog oficial do primeiro curso de Medicina da cidade de Rio Claro/SP, oferecido pelo Claretiano - Centro Universitário. Aqui você verá notícias, relatos, depoimentos, atividades e muitas informações sobre a Faculdade de Medicina de Rio Claro.