Conheça a Liga Acadêmica de Cardiologia

A Liga de Cardiologia tem como presidente a Alessandra Legaspe Belani, aluna do curso de Medicina do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro. Confira um pouco sobre as atividades desenvolvidas pela liga:

Como foi a ideia de montar a liga?

A ideia de montar Liga de Cardiologia surgiu a partir do interesse despertado logo no primeiro contato que tive com a Cardiologia, através de matérias como anatomia e fisiologia do coração. Eu sempre tive interesse neste assunto e por isso senti necessidade de criar uma forma de estudo para poder conhecer mais sobre a Cardiologia e a abrangência da mesma. Sendo assim, conversei com mais duas alunas que tinham interesse e decidimos iniciar os trâmites para conseguir formalizar a Liga. Logo em seguida, entrei em contato com o Dr. Marco Aurélio Mestrinel, médico cardiologista vinculado ao Claretiano, para convidá-lo a ser o Orientador da Liga e ele aceitou. Quando a documentação estava encaminhada, tivemos a adição de mais dois alunos que também pensavam em formar uma Liga de Cardiologia. O Estatuto que rege a Liga e o design do Logo foram desenvolvidos com muito carinho e dedicação pela Vitória e eu. A partir daí, com o Estatuto e o Logo prontos, cadastramos a LACARDIO (que ficou sendo o nome da Liga) na ABLAM - Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina, a qual foi aprovada no dia 15 de abril de 2020. Também ficamos muito felizes com a boa aceitação por parte do Claretiano - Centro Universitário, tendo como base de apoio o NUPIC - Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica, além da disponibilização de espaço físico para desenvolvermos as atividades da Liga. Com a Liga devidamente certificada, partimos para a fase de promoção a partir da criação do Instagram e o Facebook da Liga.

Por que Cardiologia?

A Cardiologia me encanta há muito tempo, desde minha primeira graduação, em que tive contato com anatomia e fisiologia do coração. Fiquei extremamente fascinada! O coração é um órgão vital para o corpo, sem ele não existiria a vida. Ele tem a capacidade de nos acompanhar por toda nossa trajetória nessa vida, sem pestanejar (na maioria dos casos rs), o que é realmente “mágico” (acho que posso descrever assim). Desde sempre, a Cardiologia é a especialização da área de Medicina que é responsável por cuidar do coração, além do diagnóstico e tratamento de todas as doenças relacionadas a ele e ao sistema circulatório. Atualmente é considerada uma das especialidades médicas mais evoluídas, principalmente em função dos grandes investimentos e da alta tecnologia envolvida nesta área. A cardiologia é inovadora a cada dia e com isso, muitas vidas podem ser salvas.

Como os alunos podem participar?

Podem participar alunos de Medicina, professores e outros colaboradores direta ou indiretamente envolvidos com a Liga e as disciplinas médicas. Ao total, a Liga é composta por 15 membros (sendo 7 da Diretoria Executiva e 8 membros ligantes). A composição de parte da primeira gestão da Diretoria Executiva (que terá duração inicial de 2 anos, a princípio) se deu através da junção dos 5 alunos fundadores, a outra parte (2 cargos restantes) será composta pelos alunos que tiverem interesse e forem aprovados na prova. Para participar da LACARDIO não tem muito segredo. Exceto os membros fundadores da Diretoria Executiva, todos os demais membros poderão ingressar através de um processo seletivo (composto por uma prova teórica e uma entrevista). A primeira seleção vai acontecer logo nas primeiras semanas de agosto (se for permitido o retorno presencial à faculdade).

Quais as atividades desenvolvidas na liga?

O objetivo da LACARDIO é promover uma maior inserção dos alunos interessados na área da cardiologia dentro das atividades através de aulas teóricas e práticas, desenvolvimento de trabalhos (científicos e com a população), congressos, simpósios, estágios e também orientar seus membros sobre todos os aspectos da cardiologia enquanto profissão (como é a residência de cardiologia, provas, pré-requisitos, enfim, como é trilhado o caminho até se conseguir o título de especialista em cardiologia).

Qual a importância da liga para o curso de Medicina?

A liga será muito importante no cenário acadêmico dentro do Claretiano e também frente a outras faculdades de Medicina. Temos como objetivo promover o senso crítico do acadêmico e também o raciocínio científico, agregando valor ao seu conhecimento, investindo em atividades extracurriculares e complementares. Essa participação na Liga acaba por ser um grande diferencial, tanto no que proporciona ao aluno, quanto ao valor atribuído no currículo, pois sabemos que atividades extracurriculares são muito visadas para a classificação nas provas de residência. Além disso os membros da Liga terão a oportunidade de contato com diferentes realidades acadêmicas e profissionais das mais diversas áreas médicas. Nós oferecemos o contato com o mundo da cardiologia e todos os que fazem parte deste.

Saiba mais sobre a Liga de Cardiologia na página do Facebook, clicando aqui.

Blog oficial do primeiro curso de Medicina da cidade de Rio Claro/SP, oferecido pelo Claretiano - Centro Universitário. Aqui você verá notícias, relatos, depoimentos, atividades e muitas informações sobre a Faculdade de Medicina de Rio Claro.