Conheça a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva

A Liga de Saúde Coletiva tem como presidente o André, aluno do curso de Medicina do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro. Confira um pouco sobre as atividades desenvolvidas pela liga:

Como foi a ideia de montar a liga?

A ideia de montar a Liga veio através do contato que temos tanto com a Saúde Coletiva em nossa carga horária, quanto pela vivência das atividades multiprofissionais no nosso estágio. Diante disso, vimos a necessidade de expandir nosso aprendizado, pesquisa e extensão relacionados às atividades da Saúde Coletiva. Recaiu também, sobre a parte teórica, uma sensibilidade em nos tornarmos agentes sociais na busca pela defesa, estruturação e colaboração do sistema e serviços de saúde.

Por que Saúde Coletiva?

Optamos pela Saúde Coletiva justamente por acreditarmos que o Claretiano oferta uma ampla rede de apoio para o levante de sua importância. Encontramos nessa escolha um suporte para um debate acessível sobre os aspectos políticos, sociais e, também, sobre a valorização das condições humanas. Além disso, será um espaço para desenvolvermos um olhar biopsicossocial sobre nossos papéis futuros e sobre a sociedade como um todo.

Como os alunos podem participar?

Temos aqui um diferencial sobre nossa Liga. Apesar de ter sido estruturada pelos estudantes do curso de medicina, nosso maior objetivo foi o aspecto multiprofissional. É por isso que os alunos dos demais cursos da área da saúde da Claretiano, a partir do 3° semestre, também podem ser membros efetivos da Liga. Para participar, será necessário fazer um processo seletivo, o qual informaremos detalhadamente através de da divulgação de um edital.

Quais as atividades desenvolvidas na liga?

Há uma certa dinâmica na questão das atividades. De início, estruturamos um cronograma com as aulas direcionadas para os membros da Liga, com a parte teórica. Mas, concomitantemente, estamos organizando aulas abertas, atividades de extensão que englobem a Atenção Primária à Saúde, projetos sociais e, claro, trabalhando no desenvolvimento da produção científica. Todas as atividades serão sempre baseadas no ensino, na pesquisa e na extensão.

Qual a importância da liga para o curso de Medicina?

Nosso foco não é restringir a questão da Saúde Coletiva à Medicina, mas sim trabalhar para a sua expansão multifacetada. Porém ao se analisar a importância dela, dentro da medicina, acreditamos que seu papel seja trabalhar a quebra de um olhar puramente mecanicista e, então, direcionar um modelo de saúde baseado no indivíduo e sociedade. Ampliar, com isso, a prática médica para além da técnica pura.

Saiba mais sobre a Liga de Saúde Coletiva na página do Instagram, clicando aqui.

Blog oficial do primeiro curso de Medicina da cidade de Rio Claro/SP, oferecido pelo Claretiano - Centro Universitário. Aqui você verá notícias, relatos, depoimentos, atividades e muitas informações sobre a Faculdade de Medicina de Rio Claro.