Pronto para assumir a vida de médico?

Reza a lenda que os estudantes de medicina se despedem da vida social na faculdade durante o período integral de seis anos, ficando sem tempo para sempre. Isso é um mito sem base! Realmente a formação pode ser bastante agitada, mas a graduação de medicina é aberta e recreativa como qualquer outra.

Aliás, o Claretiano também tem alunos que cuidam dos eventos de integração com calouros e acadêmicos, interagindo também com grupos de outros lugares. Acredite, é sempre bom dar um alívio físico e mental para encarar a faculdade de medicina numa boa. Relaxe, você vai conseguir viajar, fazer um churrasco, pegar um cinema e até uma baladinha.

E depois de formado? Como é a jornada do médico?

Não é por acaso que muitos médicos trabalham em vários lugares. No mesmo dia, um profissional pode atender em uma Unidade Básica de Saúde, depois em um hospital particular e ainda conciliar com sua clínica particular. Acha pouco? Tem médico que dá consultoria clínica, fazendo auditoria e realizando palestras em escolas especializadas.

Para alcançar essa façanha, eles montam uma agenda com horários muito flexíveis, trabalhando meio período em um lugar, meio em outra ou agendando os pacientes conforme as suas preferências semanais. Essa dinâmica horária contribui para o descanso físico e mental do profissional.

• Lidando com pessoas

Todo tipo de gente passa pelo médico. Inevitavelmente, alguns pacientes podem ser estressantes, bem como a gestão de alguns processos junto com toda a equipe de saúde. Por isso, é até saudável que o médico tenha pausas para equilibrar o exercício da medicina com lazer, atividades pessoais e com seus estudos.

• Vivendo uma eterna mudança

Já no curso de medicina você entende porque um médico não tem dias iguais. Na rotina de trabalho, o profissional vai conhecer gente nova a todo instante, podendo diagnosticar diferentes casos de doenças e atender emergências variadas o tempo todo. Neste cotidiano clínico, são sempre necessários conhecimentos novos a serem assimilados para resolver situações com raciocínio crítico e ágil resolução de problemas junto aos colegas e pacientes.

• Atualizar é se manter na atividade

Aqui vai um alerta de spoiler: todos os médicos e médicas nunca deixarão de aprender. Sempre haverá a necessidade de se atualizar com cursos de especialização, congressos e palestras para acompanhar descobertas da ciência e novas tecnologias clínicas. Ou seja, não tem jeito! Estudar medicina é para toda a vida! Mas não se preocupe! O médico também tem direito a férias, finais de semanas e folgas, igual a todo trabalhador. Vida normal!

Que dicas o médico iniciante precisa saber?

Independentemente da rotina e da atividade escolhida, guarde para sempre os dez conselhos dos médicos veteranos para o seu futuro na carreira.

1. Não sofra sozinho, peça ajuda de quem sabe!
  2. Converse com o paciente objetivamente, de igual para igual.
  3. Troque conhecimento com outros médicos e profissionais de saúde.
  4. Ofereça sua ajuda aos outros colegas e parceiros.
  5. Respeite o código de ética na relação com o paciente e com colegas.
  6. Saiba alinhar as expectativas do seu paciente no atendimento.
  7. Aproveite boas oportunidades de trabalho e de estudos em ascensão.
  8. Mantenha-se atualizado em sua especialidade.
  9. Organize sua agenda e seus horários impecavelmente.
  10. Desfrute da vida fora do trabalho e cuide do próprio bem-estar físico e mental.

A rotina do médico pode ser muito intensa, mas sem dúvida, escolher a medicina é uma fantástica experiência!

Gostou? Inscreva-se no curso clicando aqui.

Blog oficial do primeiro curso de Medicina da cidade de Rio Claro/SP, oferecido pelo Claretiano - Centro Universitário. Aqui você verá notícias, relatos, depoimentos, atividades e muitas informações sobre a Faculdade de Medicina de Rio Claro.