A medicina não será a mesma depois da pandemia. Os novos médicos também não. Em 2020 nosso sistema de saúde chegou ao seu limite, mostrando duas verdades. A necessidade de mais recursos para atender à população e também a importância de enxergar a pessoa humana nos pacientes. O curso de Medicina do Claretiano atende perfeitamente essas duas demandas do setor, preparando profissionais qualificados e humanizados.
Quer fazer algo a mais pela saúde do próximo enquanto realiza o sonho de sua vocação na área médica? Então, o curso de Medicina do Claretiano é o feito sob medida para você.
Qualidade TOP!
O Claretiano de Rio Claro é, hoje, uma das instituições de ensino superior mais consolidadas do Brasil, com cursos presenciais e a distância em diversas áreas, atendendo em mais de 120 cidades brasileiras, em todos os estados e em cinco países, com polos de Educação a Distância.
A Instituição tem excelentes avaliações do Ministério da Educação, assim como milhares de alunos formados e empregados no mercado de trabalho.
É a melhor estrutura da Região
E uma das melhores do Estado de São Paulo – para o ensino de Medicina. Tem laboratórios básicos e específicos, como o complexo morfofuncional, microbiologia e multiuso, sala de emergência obstetrícia e pediatria, laboratórios de simulações com leitos de internação hospitalar, de UTI e para o desenvolvimento de habilidades, além do destaque para a mesa anatômica 3D de última geração e microscópios ópticos modernos.
Estratégia para Medicina
Combinando diferentes metodologias ativas, estudantes e docentes potencializam a formação focando na interação entre todos os envolvidos. Com o Team-Based Learning (aprendizagem baseada em equipes) são feitos estudos dirigidos e simulações de situações e problemas clínicos com a supervisão de professores altamente qualificados. Já o Problem-Based Learning (aprendizagem baseada em problemas) propõe apresentação de um problema, real ou simulado, para um pequeno grupo de alunos, reforçando o papel ativo de cada um nesse processo, sempre com a supervisão do corpo docente.
Simulações médicas
Antes de partir para os pacientes de verdade, os alunos fazem treinamentos em laboratórios de simulações realísticas para as habilidades e competências fundamentais nas mais variadas situações de saúde. São simuladores de UTIs adulto e pediátrica, de pronto atendimento e de ambiente domiciliar supervisionados pelos professores do curso. Nestas aulas, os bonecos simulam reações orgânicas reais e o estudante precisa agir de acordo com a ocorrência proposta.
Mão na massa
As vivências práticas são realizadas desde o primeiro semestre em Hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas áreas de Medicina Interna, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina de Família e Comunidade e Urgências.
Por isso que o curso de Medicina do Claretiano está totalmente integrado com a rede de saúde pública de Rio Claro e região, inserido em um cenário de formação ideal para vivenciar o dia a dia da profissão na Atenção Primária e Secundária em Saúde e nos hospitais.
Tudo isso, sempre fazendo a diferença na vida de pessoas carentes com atendimentos, projetos e pesquisas apoiadas por docentes, preceptores e equipes multidisciplinares.
Mais pelo Brasil
Dentre as parcerias do Claretiano, destaca-se o Centro Social Esportivo Claretiano Terra Nova, criado pela Instituição em conjunto com os órgãos públicos de Rio Claro, onde funciona o Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, que apoia os alunos do Curso de Medicina no contexto da saúde da família; creche municipal; centro de atendimento a crianças e jovens; além de outros serviços relacionados à saúde pública.
No ano de 2020, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, o Claretiano reformou e ampliou 4 Unidades de Saúde da Família em bairros periféricos da cidade de Rio Claro. Com capacidade para comportar 3 equipes de atendimento com horário estendido em cada uma dessas unidades, foram construídos, também, espaços para estudos dos alunos, para a capacitação dos alunos do curso de Medicina.
Mais humanizados
Nesse contexto de formação, estudantes, docentes, preceptores e equipes multidisciplinares possuem plenas condições de atuar nos diversos setores da saúde do município, junto aos pacientes, familiares, responsáveis e demais profissionais de saúde.
É um aprendizado rico que promove o compromisso com a cidadania e a intervenção transformadora na vida de muitas pessoas de Rio Claro e região.