Provavelmente, a frase que os estudantes de Medicina mais escutam é: você nunca vai parar de estudar.
Isso não é uma mentira, afinal, assim como todas as outras profissões, a Medicina está sempre se atualizando. A prova é a pandemia de Covid-19. Quantos artigos e pesquisas foram desenvolvidos, além da busca constante por uma vacina.
Mesmo assim, durante a graduação, e depois adaptando-se para o resto da vida, o estudante de Medicina precisa de uma folga, mesmo nos estudos, então confira algumas dicas de como se manter atualizado, mas aproveitar os dias livres:
Normalmente, na graduação de Medicina os alunos passam os 3 períodos do dia estudando, quando não estão na aula, precisam ler materiais para o dia seguinte. Nas férias, não deixe de ler artigos, livros e materiais relacionados à profissão, mas selecione um dos períodos específicos do dia para fazer isso e aproveite o resto do dia para renovar as energias para o novo semestre.
Claro que durante o semestre é possível manter hobbies e atividades como academia, leitura de outros temas, Netflix e muito mais, contudo, nas férias o tempo pode ser mais bem aproveitado, afinal, não existem prazos para a entrega de trabalhos, responsabilidades de estágio ou de leitura. Aproveite para maratonar uma série, ler um livro que não exija muita energia e praticar atividades físicas, principalmente ao ar livre.
Apesar de conhecer pessoas ser algo rotineiro na vida de um estudante, é importante que desde o começo do curso o aluno faça bons contatos para o resto da vida. Congressos, eventos, workshops, estágios, esses e outros lugares são ideais para conhecer profissionais da área, que podem proporcionar conhecimento e oportunidades no futuro. Por conta da pandemia, muitos desses eventos estão ocorrendo remotamente, o que facilita ao estudante conhecer lugares e pessoas de todo o canto do Brasil e do mundo.
Se você não é do tipo que gosta de descansar, apesar de isso ser muito importante (viu?!), aproveite as férias para encontrar oportunidades de estágio ou busque participar de atividades, mesmo que somente para observar. Por exemplo, coloque-se à disposição de seus professores que são médicos para participar de cirurgias, ou estagiar em algum consultório colaborando com a rotina, isso vai te ajudar a conhecer mais a área e os detalhes que envolvem o cotidiano da medicina.
Aproveite as férias!