Claretiano forma a primeira turma de Biomedicina de Roraima

18/02/2020 - Boa Vista

"Sinto uma grande responsabilidade em ser um dos primeiros Biomédicos formados em Roraima, afinal, nossa turma será um exemplo para as demais”, conta Emanuel Bezerra

A primeira semana de fevereiro foi especial para a primeira turma de Biomedicina do Claretiano – Centro Universitário em Boa Vista (RR). As comemorações começaram no dia 3, quando a turma se reuniu e organizou a Aula da Saudade com muitos vídeos, homenagens e descontração. Em seguida, no dia 6, aconteceu a colação de grau e no dia 8, finalizando as comemorações, aconteceu o baile dos formandos.

Dos três eventos realizados o mais marcante foi a colação de grau, data que ficará marcada na história da saúde do estado de Roraima. Pioneiro no estado com a oferta do curso o Claretiano promoveu um grande avanço na área com a formação dos primeiros biomédicos do estado. A solenidade aconteceu no Palácio da Cultura, localizado na Praça do Centro Cívico, no centro de Boa Vista, reunindo representantes da Instituição, além de familiares e amigos dos trinta formandos.

“Os primeiros formandos em Biomedicina começaram o curso em 2016 com muitos sonhos que foram realizados durante a graduação. Eles participaram de congressos e de vários eventos, inclusive, fora do estado e idealizaram uma das ações mais nobres em um momento de bastante vulnerabilidade no Estado, quando arrecadaram alimentos e mais de duas mil peças de roupas que foram entregues em abrigos que recebiam imigrantes. No campo científico, temos alunos que se destacaram com publicação de artigo logo no segundo semestre. Outros publicaram no final do curso e houve até defesa de projeto em congresso nacional, como o Congresso Brasileiro de Micologia. Sem dúvidas, a primeira turma fez história e estão indo para o mercado de trabalho muito bem qualificados, pois souberam aproveitar cada minuto do curso”, explica o diretor acadêmico do Claretiano – Centro Universitário em Boa Vista, Júlio Cesar dos Santos.

Emanuel Martins Bezerra, 33, é um dos biomédicos formados pelo Claretiano. “Foi a realização de um sonho ter concluído o curso. Além disso sinto uma grande responsabilidade em ser um dos primeiros Biomédicos formados em Roraima, afinal, nossa turma será um exemplo para as demais”, conta ressaltando que o tempo de graduação foi enriquecedor, uma superação diária.

“Ser biomédico requer muito estudo e dedicação, afinal, duramente os estágios, percebi que no mercado de trabalho vou enfrentar uma batalha nova a cada dia, afinal, coloquei em prática o que via na sala de aula”, conta Emanuel Bezerra.

A colação de grau contou com as presenças do diretor acadêmico do Claretiano – Centro Universitário, Júlio Cesar, que presidiu a mesa; do coordenador do curso de Biomedicina, o Prof. João Marcelo Alves de Oliveira; do primeiro biomédico a chegar em Roraima, o Dr. Laerte Lamounier, que recebeu uma homenagem especial; do coordenador de Pastoral do Claretiano em Boa Vista, o Pe Josemar Lobo e de João Marcos de Souza Lima, representando os técnicos-administrativo da unidade de Boa Vista.

Cerimônia especial

A colação do grau da primeira turma de Biomedicina do Claretiano em Boa Vista foi muito especial, pois todos levam o legado para suas carreiras de serem os primeiros biomédicos formados em Roraima. E, um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi o juramento da turma foi realizado pela acadêmica Yanka Thaynna da Silva Severino. Logo em seguida vieram as homenagens e os conselhos dados pelos docentes.

“Todos têm grande potencial e tem futuro promissor. Eles são ativos e certamente levarão o nome da Biomedicina aos quatro cantos do estado. O campo é amplo, mas, teórico no momento. É preciso que os alunos se movimentem. O estado de Roraima tem muitos laboratórios, mas, o Biomédico vai além disso. Há espaço nas universidades, empresas de produtos químicos, estética e muitos outros. Agora é a hora de cada um conquistar seu espaço no mercado", enfatiza João Marcelo, coordenador do curso de Biomedicina.

Crédito das fotos: Empresa Megafilmes

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =