Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Comitê de Ética em Pesquisa

A constante busca do Claretiano - Faculdade e do Claretiano - Centro Universitário  pelo ensino de excelência, norteado por sua Missão e Projeto Educativo, ciente da fundamental e necessária relação entre ensino, pesquisa e extensão, impulsionou a implantação do CEP/CLARETIANO.

O CEP/CLARETIANO segue orientações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), órgão vinculado ao Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS), que o define como um colegiado interdisciplinar e independente com "munus público", com atuação nas instituições do Brasil que realizam pesquisas envolvendo Seres Humanos, direta e/ou indiretamente.

Trata-se de uma iniciativa para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos indispensáveis (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa envolvendo Seres Humanos - Res. CNS 466/2012).

Em consonância com as orientações reguladoras vigentes, em diálogo com a Missão e Projeto Educativo da Instituição, bem como de suas Políticas de Pesquisa, a atuação do CEP/CLARETIANO convoca-nos a repensar o fazer científico a partir de uma perspectiva integradora e humana, para que o produto das pesquisas colabore com pequenos avanços plurais da comunidade humana, na construção de partilhas que favoreçam harmonias e novos modos responsivos de ação no mundo. Nessa confluência, o exercício de colaborar para preparação de possíveis novos cientistas com um olhar marcado pela ética da alteridade (MISSÃO E PROJETO EDUCATIVO, 2007, p. 24-25).

O CEP/CLARETIANO está devidamente registrado junto à Plataforma Brasil por meio da inscrição n.