Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Institucional

A Faculdade Claretiana de Teologia (STUDIUM THEOLOGICUM), iniciou suas atividades no ano de 1934, como centro interno de estudos de Filosofia e Teologia da Congregação Claretiana.

Mesmo com a intensificação do trabalho missionário na década de 1940, devido a Segunda Guerra Mundial, o colégio da Congregação Claretiana foi desde o início uma realidade presente e atuante no contexto eclesial e social de Curitiba. Já em 1938, quatro anos após o estabelecimento do Seminário Maior Claretiano em Curitiba, os padres dessa comunidade foram incluídos como catedráticos na Faculdade de Filosofia e Letras do Paraná, dos Irmãos Maristas, germe da futura Universidade Católica.

Em 1962, antes mesmo do início do Concílio Ecumênico Vaticano II, os diferentes cursos de teologia católicos de Curitiba decidiram unir-se numa única instituição, agregando assim professores e alunos, e formando desde então o Studium Theologicum, sob a coordenação e manutenção da Congregação Claretiana, e já então afiliado à Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. No ano de 1975, o STUDIUM passou a estar agregado à então Universidade Católica do Paraná, por solicitação dos bispos das dioceses da região e dos superiores das Congregações Religiosas que mantinham seus estudantes de teologia em Curitiba. Foi esta agregação do STUDIUM como faculdade de teologia que possibilitou mais tarde a obtenção do título de "Pontifícia" por parte da Universidade Católica do Paraná.

Em 1995 foi retomada a afiliação do STUDIUM à Pontifícia Universidade Lateranense de Roma e foi aberto de forma estável o curso noturno de teologia, destinado principalmente religiosos/as e leigos/as que desejassem adquirir uma sólida formação teológico-pastoral, visando um melhor desempenho de suas funções junto às paróquias e comunidades.

Em 2005 iniciou-se o processo de reconhecimento do Curso de teologia, matutino e noturno, por parte do MEC, de acordo com a nova legislação brasileira. Dentro desse processo iniciou-se em 2007 uma profunda reforma da estrutura física do prédio, e em 2008 o STUDIUM passou a integrar-se na estrutura jurídica da "Ação Educacional Claretiana" (Educlar), que compreende igualmente várias faculdades e colégios nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Taguatinga (DF), Batatais (SP) e Rio Claro (SP).

Em 2009 o STUDIUM acaba de assinar um novo convênio de parceria com a PUC-PR, que abre novas possibilidades de colaboração, vem beneficiar os estudantes de teologia de ambas as instituições, e favorece o intercâmbio de professores.

A integração na Educlar é, ao mesmo tempo, ocasião para a instalação, dentro da estrutura física do Studium, um pólo de Educação à Distância (EAD) de várias faculdades, uma delas Teologia. Já no primeiro ano de funcionamento o pólo de EAD de Curitiba totaliza mais de 200 alunos.

Ao comemorar 75 anos de serviço ininterrupto à Igreja, o STUDIUM está pronto para se consolidar e crescer ainda como instituição de ensino, formação, debate e pesquisa da teologia em Curitiba.