CICLO DE CONFERÊNCIA STUDIUM 2015

25/07/2015

Dia 06 de Agosto

I Conferência: Uma teologia a partir das vitimas em tempos de violência global

Horário: 9:50 – 11:20

Prof. Dr. Carlos Mendoza Alvarez

Universidade Pontifícia do México

Sacerdote dominicano. Doutro em Teologia pela Universidade de Friburgo (Suíça). Pós-doutorado na mesma universidade. Professor e pesquisador na Universidad Iberoamericana Ciudad de México e na Universidad Pontificia de México. Publicações mais recentes no Brasil: O Deus escondido da pós-modernidade: Ensaio de Teologia fundamental. Temas de estudo: Teologia fundamental, Pragmática da experiência religiosa pós-moderna, Escatologia e Hermenêutica.

Dia 07 de Agosto

II Conferência: o Concilio Vaticano II e o dialogo ecumênico com as igrejas ortodoxas

Horário: 09:50-11:20

Professor Dr. Lubomir Zak

Pontifícia Universidade Lateranense

Sacerdote diocesano. Doutor em teologia. Professo Titular da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Membro e secretário da Área Internacional e interconfessional de pesquisa sobre “Temas de Teologia fundamental em perspectiva ecumênica”, com sede em Roma. As suas principais obras versam sobre as questões de teologia russa, Lutero e epistemologia teológica. Sua obra mais recente publicada no Brasil: Trindade e imagem: aspectos da teologia mística de Vladimir Losskij, São Paulo: Ave-Maria, 2012.

Dia 08 de Agosto

III Conferência: Bioética no entardecer da vida

Horário: 08:30 as 10:30

Prof. Dr. Leo Pessini

Superior Geral dos Camilianos – Roma

Doutor em Teologia Moral, com especialização em Bioética. As tese de doutorado rem como título: Distanásia: até quando prolongar a vida?, que foi publicada pela Editora Loyola em 2006.

É superior Geral da Ordem dos Camilianos. Foi também coordenador da Delegação Pastoral da Saúde da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 1994-1997, fez parte da direção da International Association of Bioethics (1997-2005), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética em membro da Equipe de Apoio do Observatório Pastoral do CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano). Já publicou mais de 20 livros sobre Bioética, Pastoral da Saúde e Humanização da Saúde.

A palestra será realizada no sábado de manhã dentro do evento do ENCIC (Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Cientifica) e, então, as pessoas que desejam certificado deverão fazer a inscrição no site: www.claretianobt.com.br/encic

Dia 12 de Agosto

IV Conferencia: a Encíclica “Laudato Si” sobre o cuidado da casa comum

Horário: 20:00 – 21:30

Prof. Dr. Evaristo Eduardo de Miranda

Pesquisador da empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Doutor em ecologia pela Universidade de Montpellier (França). Com centenas de trabalhos publicados no BRASIL E EXTERIOR, É AUTOR DE 42 LIVROS. Foi por 10 anos professor da Universidade de São Paulo e por 4 anos coordenador na Secretaria de Acompanhamento e Assuntos Institucionais da Presidência da Republica. Consultor da ONU na Conferencia sobre o Meio Ambiente, a RIO-92, presta assessoria para FAO, UNESCO, Banco Mundial, OFA, FAPESP e outras entidades nacionais e internacionais.

Dia 18 de Agosto

V Conferencia: O sacramento da penitencia na teologia de Martinho Lutero e a doutrina da Reforma

Horário: 20-21:30

Professor Dr. Lubomir Zak

Pontifícia Universidade Lateranense

Sacerdote diocesano. Doutro em Teologia. Professor Titular da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Membro e secretario da Área Internacional e interconfessional de pesquisa sobre “Temas de Teologia fundamental em perspectiva ecumênica”, com sede em Roma. As suas principais obras versam sobre as questões de teologia russa, Lutero e epistemologia teológica. Sua obra mais recente publicada no Brasil: Trindade e imagem: aspectos da teologia mística de Vladimir Losskij, São Paulo: Ave-Maria, 2012.

Promoção:

Faculdade Claretiana de Teologia