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Trabalho de Conclusão de Curso

A pesquisa representa um inestimável instrumento pedagógico, uma vez que possibilita a capacitação para busca do conhecimento científico, formulando e reformulando explicações, respostas, alternativas para solução ou interpretação sobre fenômenos da realidade natural, social e cultural, em que seus objetos de interesse estão inseridos.O Centro Universitário Claretiano, comprometido com a ética e a excelência, tem como missão trabalhar a verdade e promover o conhecimento, estimulando a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico, bem como do pensamento reflexivo. Desse modo, valorizar o conhecimento transformador da realidade (aprender a fazer), que possibilita a integração humana (aprender a conviver) e que amplia o entendimento para a busca do novo (aprender a aprender), é a tônica do Projeto Político-pedagógico institucional, sem perder de vista a RN 017/2006 do CNPq.Confluindo nessa direção, a Coordenadoria Geral de Pesquisa e Iniciação Científica (CPIC) estrutura suas ações a partir de dois eixos de trabalho:

- Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
- Pesquisa e Iniciação Científica (IC).

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Desde 2000, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), realizados pelos discentes vinculados a cursos de Graduação e Pós-graduação oferecidos pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (SP), são acompanhados e regulamentados pelos antigos Núcleo de Monografia e Núcleo de Iniciação Científica e pela atual Coordenadoria Geral de Pesquisa e Iniciação Científica (CPIC). O Centro Universitário Claretiano contempla em todos os seus cursos de graduação presencial e a distância, bem como na Pós-graduação o desenvolvimento de caráter obrigatório do Trabalho de Conclusão de Curso. Por intermédio do TCC, objetiva-se capacitar o educando para a produção de trabalhos técnicos e científicos, amparados no rigor metodológico, além de contribuir para a aproximação da teoria depreendida durante a formação com a prática sistematizada.

 

REVISTAS CIENTÍFICAS

As Revistas Científicas da Instituição tem como prerrogativa estimular a produção discente e docente de trabalhos inéditos que apresentem resultados de investigação bibliográfica e de campo, de temas que gravitam em torno das áreas concernentes aos cursos do Centro Universitário. Além de receber trabalhos de membros da comunidade educativa, as Revistas Científicas do Claretiano estão abertas a profissionais de outras instituições de todo o Brasil.veja mais em


www.claretianobt.com.br/revista

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA ? CEP/CLARETIANO

O CEP/CLARETIANO é um órgão subordinado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e regulamentado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS), formado por um colegiado interdisciplinar e independente com "munus público", considerado indispensável para instituições que realizam pesquisas diretas ou indiretas envolvendo seres humanos.Trata-se de uma iniciativa para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos Res. CNS 196/96, II.4).

veja mais em www.claretianobt.com.br/cep

 

ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - ENIC & ENCONTRO NACIONAL CLARETIANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - ENCIC

Ambos os eventos tem como objetivo a inserção dos educandos em outro aspecto da vida acadêmica, estimulando a formação do sujeito protagonista e criativo, capaz de iniciativas de pesquisa e produção, além de promover debates sobre inovações tecnológicas, temas interdisciplinares, resultados de estudos e do papel da Iniciação Científica na formação do aluno da graduação.

 

CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCADORES CLARETIANOS - CONCLAR

Trata-se de um encontro institucional de nível nacional voltado para a formação continuada de professores, tutores, coordenadores e membros do corpo técnico-administrativo funcionando como veículo de diálogo e socialização das experiências educacionais vividas no contexto claretiano, nos âmbitos da Educação Básica e do Ensino Superior, em que o olhar para o passado e presente contribuem para a articulação junto ao Projeto Educativo de ações que possibilitam o fortalecimento da Missão Educativa do Centro Universitário, além da afirmação da identidade do Educador Claretiano.