Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

ENADE 2016

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é uma avaliação que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), no intuito de avaliar o rendimento do aluno, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos.

O ENADE é componente curricular obrigatório, ou seja, se o aluno não realizar a prova, logo estará em débito com o curso (conforme Lei nº 10.861 de 14/04/2004). Desta forma, não é possível realizar colação de Grau ao término do curso.

Em 2016, os alunos concluintes dos Cursos mencionados abaixo, realizarão o exame no dia 20 de novembro de 2016, às 13h (horário de Brasília). 

 

Cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de:

a) Agronomia;

b) Biomedicina;

c) Educação Física;

d) Enfermagem;

e) Farmácia;

f) Fisioterapia;

g) Fonoaudiologia;

h) Medicina;

i) Medicina Veterinária;

j) Nutrição;

k) Odontologia;

l) Serviço Social; e

m) Zootecnia.

 

Cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de:

a) Agronegócio;

b) Estética e Cosmética;

c) Gestão Ambiental;

d) Gestão Hospitalar; e 

e) Radiologia.

  

O Questionário Socioeconômico, de preenchimento obrigatório, estará disponível para os alunos inscritos no período de 20 de outubro a 20 de novembro de 2016, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br

Obs.: O não preenchimento do Questionário do Estudante implicará situação de IRREGULARIDADE do estudante junto ao ENADE 2016.

Os locais de realização do exame, bem como o Cartão de Informação do Estudante estarão disponíveis logo após o preenchimento do Questionário.

Para mais informações ou dúvidas, procure a coordenadoria do curso ou a secretaria setorial. O manual do Enade, bem como as convocações e outras informações sobre o exame, estão disponíveis em http://portal.inep.gov.br/enade.

 ------------------------------------------------------------------

Ficam dispensados da inscrição no Enade 2016:

I - os estudantes dos cursos das áreas descritas no art. 1º da PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 9 DE MARÇO DE 2016 que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2016; e

II - os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data da realização do ENADE 2016, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.

------------------------------------------------------------------

Começou no dia 12/08 o prazo para a verificação dos dados cadastrados pelas instituições de educação superior (IES) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2016. Cabe aos próprios estudantes conferirem suas respectivas informações e, se necessário, solicitarem, até 21 de agosto, retificação diretamente à instituição de ensino responsável por sua inscrição.

Este ano, o Enade avaliará bacharelandos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. No grau de tecnólogo, o exame será destinado aos concluintes de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

As provas serão aplicadas em 20 de novembro, às 13h (horário de Brasília). Serão dez questões de conhecimentos gerais (duas discursivas e oito de múltipla escolha). Já as provas específicas terão 30 questões (três discursivas e 27 de múltipla escolha).

O Enade 2016 é obrigatório para concluintes de bacharelado com expectativa de conclusão até julho de 2017 de cursos nas áreas avaliadas ou que já tenham concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição.

Também serão avaliados, nessa edição do Exame, estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2016 ou que tenham cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de retificações (31/08/2016). 

Acesse a pagina abaixo e confira sua inscrição: 

 

http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/consultarEstudanteInscrito/

 

------------------------------------------------------------------

JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA

 

Quanto aos alunos que se ausentaram do Exame no dia 20/11/2016, podem enviar JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA pelo próprio sistema do ENADE:

 Após a realização do Enade, o estudante inscrito que não tenha participado do Enade pelos motivos previstos no art. 33-G, § 4º (abaixo os motivos), terá 10 (dez) dias para apresentar no sistema a justificativa de ausência.

O INEP analisará a justificativa e comunicará à instituição o deferimento ou indeferimento da dispensa, para os efeitos do art. 33-G, § 4º.

MOTIVOS:

Art. 33-G § 4º O estudante que não tenha participado do ENADE por motivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impedimentos relevantes de caráter pessoal, devida e formalmente justificados perante a instituição, terá no histórico escolar a menção "estudante dispensado de realização do ENADE, por razão de ordem pessoal".

 

No mês de Dezembro (sem dia definido) está prevista a divulgação da Relação de Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2016.