Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Artes Visuais

Inscreva-se

saiba mais sobre o curso e faça sua inscrição

Duração do curso

3 anos

Carga horária

selecione o local e como estudar

Valor da mensalidade

selecione o local e como estudar

Portaria de reconhecimento

Coordenador(a)

Sobre o curso

Artes plásticas, cinema, música, dança, teatro... Há inúmeras manifestações artísticas que o homem vem utilizando ao longo da história para expressar sua visão e sua perspectiva de mundo de recursos visuais, sonoros e linguísticos, por exemplo, os homens revelam suas sensações e suas ideias sobre todos os tipos de relações sociais e, com isso, desenvolvem sua cultura. Mergulhar nesse mundo, compreendê-lo e permitir que outras pessoas também possam exprimir suas emoções a partir da arte é um dos principais desafios do professor de Artes. Por isso, ele precisa de uma formação que lhe permita dominar as diversas linguagens da arte, com foco na linguagem das Artes Visuais, bem como o conhecimento didático-pedagógico que estimule seus alunos à compreensão e ao produzir artístico. Se o seu talento está em ser professor de Artes, é o que você vai encontrar no Claretiano a partir de uma missão educativa pautada na ética pessoal e profissional e nos valores humanos como ferramentas primordiais para o ensino da arte e a sua importância no desenvolvimento cultural dos seus alunos. 

NOTA: Se já concluiu uma graduação e deseja realizar um outro curso, você não precisa realizar vestibular e, ainda, consegue reduzir o tempo de conclusão desta nova formação. Clique aqui, confira a duração e as diversas opções de ingresso.

O Claretiano oferece para você

A crescente valorização das ações culturais propicia uma boa expectativa de campo de trabalho na área de Artes. Outro fator importante é a necessidade de formação específica na área de Artes, mais precisamente nas Artes Visuais, para suprir a demanda existente na área educacional. Como, no Claretiano, você terá uma formação integral, que lhe prepara para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino de Artes, você poderá ter acesso às melhores oportunidades como professor de Artes em escolas públicas e privadas nos anos finais dos Ensinos Fundamental I e II e Médio. Com o conhecimento teórico-prático nas diversas áreas culturais e linguagens plástico-visuais que você vai desenvolver no Claretiano, também poderá realizar trabalhos como montagem de mostras e eventos, iluminação, projeto e execução cenográfica, programação, assistência e curadoria de exposições e eventos artístico-culturais, por exemplo. Atividades de cultura e educação não formais desenvolvidas por instituições como museus, centros culturais, casas de cultura, ONGs e galerias de arte também são uma tendência. Tudo isso começa com a sua inscrição para o processo seletivo do Claretiano!

Sua trajetória de sucesso começa no Claretiano

A percepção, a reflexão crítica e a identificação do potencial criativo presente nos mais diversos fenômenos culturais e artísticos são requisitos primordiais para o professor de Artes. A elas junta-se a habilidade para definir a melhor proposta pedagógica para o ensino da arte. No Claretiano, você vai desenvolver competências e habilidades que vão lhe preparar nesse sentido, abordando conceitos e linguagens próprios das Artes, bem como didáticas aplicadas à educação artística. Os conteúdos e atividades oferecidas envolvem, também, as novas mídias, privilegiam a especificidade das diferentes linguagens artísticas, a apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade, da utilização de novas técnicas e de procedimentos artísticos e experimentais que vão ajudá-lo a evoluir seu talento na área. Tudo isso com o suporte de laboratórios para você colocar em prática os conteúdos teóricos. Assim, dos fundamentos da estética à cultura digital, das políticas da Educação Básica aos métodos específicos para o ensino da arte, o Claretiano oferece-lhe uma formação integral para a docência de Artes.