Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Museologia - Bacharelado

Inscreva-se

saiba mais sobre o curso e faça sua inscrição

Duração do curso

3 anos

Carga horária

selecione o local e como estudar

Valor da mensalidade

selecione o local e como estudar

Portaria de reconhecimento

Coordenador(a)

Sobre o curso

Com o passar dos anos, o Brasil vem percebendo a importância da sua memória cultural. E não se trata exclusivamente de museus, mas das mais diversas formas de expressões culturais, artísticas, históricas e paisagísticas, que vão de exposições a produções digitais de difusão da cultura. Você mesmo já deve ter buscado informações sobre algum autor importante, uma música, pintura etc. Pois bem, pesquisar, preservar e comunicar o patrimônio que forma a identidade dos povos, sua cultura, memória e história, é a função do museólogo. Para isso, ele precisa de uma formação abrangente que envolve conteúdos que vão desde a gestão de negócios e da informação até produção cultural, por exemplo. Se o seu talento está na área da Museologia, é exatamente isso que você vai encontrar no Claretiano, a partir de uma missão educativa pautada pela investigação da verdade, pelo ensino e difusão da cultura, inspirada nos valores éticos que vão lhe dar mais segurança para atuar no mercado de trabalho.
NOTASe já concluiu uma graduação e deseja realizar um outro curso, você não precisa realizar vestibular e, ainda, consegue reduzir o tempo de conclusão desta nova formação. Clique aqui, confira a duração e as diversas opções de ingresso.

O Claretiano oferece para você

Por se tratar de uma área que envolve muitos contextos, é muito importante que você tenha conhecimentos que lhe permitam entender a história e a cultura, bem como as formas de conectar esses conteúdos com as comunidades nas quais estão inseridos. Dessa forma, o Claretiano desenvolveu conteúdos e atividades que vão permitir que você evolua seus conhecimentos e habilidades em Museologia, Artes, Antropologia, História, Tecnologia, Administração e Biblioteconomia, entre outras áreas. Assim, você aprenderá sobre gestão de museus e outros espaços de cultura, os processos de catalogação e preservação de acervos e a musealização dos objetos, incluindo as exposições e as atividades de suporte, como a expografia, a cenografia, a acústica e a luminotécnica. Tudo isso com a supervisão e orientação de professores e profissionais da área e a experiência do Claretiano, que já oferece cursos de Artes, História e Biblioteconomia.

Sua trajetória de sucesso começa no Claretiano

Existem mais de 3500 museus no Brasil, e todos os museus precisam de museólogos para atuarem nas mais diversas atividades. É importante ressaltar que a museologia é profissão regulamentada por Lei Federal, o que abre uma série de oportunidades de trabalho nesses espaços. Como, no Claretiano, você vai aprender os fundamentos da gestão de museus e espaços de cultura, os processos de catalogação e preservação de documentos e objetos, a montagem de exposições e de museus, o desenvolvimento de ações educativas e artísticas em museus, entendendo o museu como instituição viva, como espaço de diversidade cultural, de desenvolvimento social e de conexão entre as pessoas a partir da cultura, da arte e da memória, você poderá ter acesso às melhores oportunidades. E tudo começa com a sua inscrição para o processo seletivo do Claretiano.