Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Base Nacional Comum Curricular: Gestão, Docência e Inovação - Pós-graduação

Inscreva-se

saiba mais sobre o curso e faça sua inscrição

Duração do curso

10 meses com 2 encontros presenciais. Nesta opção de estudos (também conhecida como "extensivo"), o aluno terá seu encontro inicial realizado por meio de vídeo transmitido pela internet em data e horário específicos. Posteriormente, terá dois encontros presenciais ao término de cada semestre, exclusivamente para realização das avaliações.

5 meses com 1 encontro presencial. Nesta opção de estudos (também conhecida como "intensivo"), o aluno terá seu encontro inicial realizado por meio de vídeo transmitido pela internet em data e horário específicos. Posteriormente, terá um único encontro presencial ao término do semestre, exclusivamente para realização das avaliações de todas as disciplinas do curso.

Carga horária

selecione o local e como estudar

Valor da mensalidade

selecione o local e como estudar

Portarias de Criação e Funcionamento do Curso

Coordenador(a)

Sobre o curso

De acordo com Brasil  (2017, p. 04), a Base Nacional Comum Curricular é um "documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos no âmbito da Educação Básica escolar, e orientam sua implementação pelos sistemas de ensino das diferentes instâncias federativas, bem como pelas instituições ou redes escolares". 

Considerando as prerrogativas da Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/206), articuladas com  Base Nacional Comum Curricular, o Curso de Pós-Graduação Base Nacional Comum Curricular: Gestão, Docência e Inovação tem como premissa contribuir na formação teórico-prática dos profissionais da educação brasileira, quanto ao seu entendimento, reflexão crítica e análise, implementação e acompanhamento, visando a aprendizagem e desenvolvimento dos educandos da Educação Básica. 

O curso oferecerá um panorâma dos marcos históricos, legais, políticos e fundamentos pedagógicos da BNCC, contextualizando-os com:
- a Educação Infantil, nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, objetivos e campos de experiência;
- o Ensino Fundamental, nas áreas de  linguagem, componentes curriculares, objetivos de conhecimentos, competências e habilidades;
- o Ensino Médio, nas áreas de linguagem, itinerários e projetos de vida.

O profissional da educação terá, durante o curso,  a oportunidade da leitura e estudo analítico e crítico das 595 páginas da Base Nacional Comum Curricular, para poder incorporá-la e implementá-la de maneira clara, correta e tranquila, baseado em uma  gestão e docência inovadoras.

Todo o curso tem como princípio a pessoa humana e a orientação da Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 (BRASIL, 2017, p.04), quanto: "a promoção de  aprendizagens essenciais compõem o processo formativo de todos os educandos ao longo das etapas e modalidades de ensino no nível da Educação Básica, como direito de pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho".

Público-alvo

Professores e demais profissionais da Educação da Educação Básica e Superior, que possuam graduação.