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15 meses com 3 encontros presenciais. Nesta opção de estudos (também conhecida como “extensivo”), o aluno terá seu encontro inicial realizado por meio de vídeo transmitido pela internet em data e horário específicos. Posteriormente, terá três encontros presenciais ao término de cada semestre, exclusivamente para realização das avaliações.
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O curso pretende formar um profissional com competência para selecionar os recursos e as estratégias adequadas ao ensino dos alunos com deficiência intelectual, nos contextos comuns e especiais de ensino, assim como implementar as adaptações curriculares necessárias. Além disso, promove o estudo das relações interpessoais e das habilidades sociais, no contexto da inclusão desse aluno na escola e na sociedade. Adicionalmente, possibilita ao aluno do curso compreender e analisar criticamente as atuais políticas educacionais para a área da Educação Especial, bem como, estudar temas específicos relacionados à pessoa com deficiência intelectual, tais como: prevenção das deficiências, família, atitudes sociais, sexualidade, equiparação de oportunidades e profissionalização. Complementarmente a essa formação, o curso objetiva formar o profissional para atuar com alunos com deficiência intelectual, com comprometimento mais acentuado e, consequentemente, atendido pelas instituições especializadas, enfatizando conceitos acerca da educação profissional e da comunicação alternativa.
Pedagogos, Licenciados em geral, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e outros profissionais com interesse na área da Educação Especial e da Educação Inclusiva, tanto no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais como na gestão de instituições e de serviços especializados.