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Educação Médica - Pós-graduação

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Duração do curso

10 meses com 2 encontros presenciais. Nesta opção de estudos (também conhecida como "extensivo"), o aluno terá seu encontro inicial realizado por meio de vídeo transmitido pela internet em data e horário específicos. Posteriormente, terá dois encontros presenciais ao término de cada semestre, exclusivamente para realização das avaliações.

Carga horária

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Valor da mensalidade

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Portarias de Criação e Funcionamento do Curso

Coordenador(a)

Sobre o curso

O Curso de Pós-graduação: Especialização em Educação Médica tem como objetivo proporcionar aos professores, preceptores, tutores/facilitadores, residentes médicos e médicos, atuantes ou que pretendem seguir a carreira docente junto aos cursos de graduação em Medicina, o estudo e a vivência de uma pedagogia e de uma didática que tem como premissa incidir no desenvolvimento da personalidade, na autorrealização e na autonomia de ser e de aprender do aluno, bem como na formação do espírito de cooperação e de solidariedade, pautado no tripé: atenção à saúde, gestão em saúde e educação em saúde (RESOLUÇÃO 03/14, p. 1).

Especialmente centrado na docência, o Curso propõe favorecer a constituição e o fortalecimento da identidade do professor dos cursos de Medicina, promover o desenvolvimento profissional, bem como contribuir na formação de profissionais que saibam implementar as Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Medicina, culminando na concretização do perfil do egresso (futuros médicos), com uma ?formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença? (RESOLUÇÃO 03/14, p. 1).

Também, o Curso contribuirá no oferecimento de respostas para o seguinte questionamento: o que é ser docente na Educação Superior? Além disso, busca fortalecer a profissionalização do docente médico/docente preceptor, contemplando a formação pessoal e profissional para a docência na Medicina e para a pesquisa.

Este Curso de Pós-graduação lato sensu atende às exigências do Ministério da Educação (MEC) quanto à solicitação das políticas de valorização, capacitação e acompanhamento do trabalho docente, incentivando os professores a cursarem esta etapa de ensino, para o desenvolvimento do país (PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG 2011-2020, p. 305); bem como à Resolução 03/14, quanto à responsabilidade do profissional para com a sua formação continuada e em serviço, favorecendo a autonomia intelectual, com responsabilidade social, humana e profissional, no comprometimento com a formação das futuras gerações de médicos do nosso país.

O Curso contemplará o entendimento, reflexão e aprendizagem acerca da Educação Médica a partir de uma visão histórica, articulada com as políticas e legislações da área; Teorias do Conhecimento, as quais ajudarão o profissional docente no entendimento de como se dá a aprendizagem, para que realmente aconteça; Conhecimento Científico Baseado em Evidências; Didática do Ensino Superior: Bases Pedagógicas e Vivências da Prática Docente; Projeto Político Pedagógico: Planejamento e Gestão; Metodologias e Estratégias Ativas, Tecnologias Inovadoras e Cenários: Promoção da/para Aprendizagem; e a Avaliação Educacional: Institucional e da Aprendizagem.

Todo o conhecimento proposto e estudado no Curso será subsídio para que o profissional docente entenda o processo de ensino como premissa para o favorecimento (junto aos seus alunos) de uma aprendizagem como apropriação do conteúdo culturalmente, socialmente, historicamente construído, para que este se promova como pessoa humana em relação a si, ao outro e ao mundo e se torne um médico de excelência. 

Público-alvo

Professores, preceptores, tutores/facilitadores, residentes médicos e médicos, atuantes ou que pretendem seguir a carreira docente junto aos cursos de graduação em Medicina.