Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

Teoria do Discurso e do Texto - Pós-graduação

Inscreva-se

saiba mais sobre o curso e faça sua inscrição

Duração do curso

10 ou 5 meses sem encontro presencial. Nesta opção de estudos, o aluno terá seu encontro inicial realizado por meio de vídeo transmitido pela internet em data e horário específicos. Posteriormente, as disciplinas e avaliações serão realizadas dentro do próprio ambiente virtual de aprendizagem, a SAV (Sala de Aula Virtual), não necessitando de deslocamento a um polo; no entanto, todos os polos do Claretiano espalhados pelo Brasil estarão à disposição.

Carga horária

selecione o local e como estudar

Valor da mensalidade

selecione o local e como estudar

Portarias de Criação e Funcionamento do Curso

Coordenador(a)

Sobre o curso

A linguagem humana, esse acontecimento social, que permeia toda a atividade humana, a partir das diferentes possibilidades de análise e descrição, é o objeto de estudo da linguística, ciência que ancora este curso, que objetiva introduzir os participantes no universo da pesquisa sobre a linguagem e a língua em sua dimensão textual e discursiva, visando a instrumentalizá-los para a prática docente, a pesquisa e o uso competente da linguagem.

O curso será desenvolvido à distância, por meio de plataforma virtual, garantidora da interação entre o participante, o conteúdo proposto e a mediação docente. Ao longo do semestre o participante fará o estudo dos materiais propostos, contando com o suporte de um professor mestre ou doutor na área para o esclarecimento de dúvidas e direcionamentos eventuais. Além disso, o participante desenvolverá atividades e discutirá em fóruns questões essenciais à aprendizagem do grupo. Ao final de cada semestre, o participante realizará avaliação de verificação da aprendizagem das temáticas desenvolvidas em cada disciplina.

O aprofundamento no campo das teorias linguísticas e suas propostas de análise do fenômeno linguística abre um vasto leque de oportunidades, em diferentes frentes em todas as áreas do saber, uma vez que todas se apropriam da linguagem para a interação humana. A área acadêmica se mostra, nesse contexto, um campo com muitas oportunidades de atuação como docente ou pesquisador. A consultoria linguística também é uma frente em alta na atualidade. No campo jurídico, é crescente o número de profissionais do direito interessados no estudo das teorias linguísticas e suas aplicabilidades. Pode-se citar ainda, sem esgotar as possibilidades de atuação: o mercado editorial, engenharia computacional, museus e acervos, música e saúde.

Público-alvo

Bacharéis e licenciados em geral interessados no desenvolvimento de práticas profissionais ou pesquisas acadêmicas voltadas ao uso da linguagem e suas teorias em seu campo de saber e profissional.