Infelizmente essa página não possui suporte a impressão.

2017

Prof. Ms. Pablo Rodrigo Gonçalves

Telefone: 19-2111-6116

E-mail: nupic@claretianorc.com.br

O Claretiano – Faculdade tem a satisfação de apresentar a décima edição da Revista Ensaios & Diálogos. Os artigos apresentados nela são resultado de programas de iniciação cientí ca, bem como de trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos por docentes e discentes da Instituição. Foi um trabalho árduo que, com certeza, gerou bons frutos.

A pesquisa se apresenta como um campo de grande importância para as atividades acadêmicas realizadas pelo Claretiano – Faculdade. A variedade de assuntos abordados nos artigos re ete sinais de uma Instituição que procura atuar em diversos campos do conhecimento humano.

Desejo que os artigos desta edição da Revista Ensaios & Diálogos sejam úteis a toda a comunidade acadêmica e que incentivem nossos alunos a trilhar os mesmos passos.

Parabéns aos alunos e aos professores pela participação na pesquisa e pela elaboração dos artigos que temos a satisfação de ter em nossas mãos.

Boa leitura!

Prof. Me. Pablo Rodrigo Gonçalves

Editor responsável da Revista Ensaios e Diálogos

Reitoria / Rectorate

Diretor Geral: Pe. Luiz Claudemir Botteon

Diretor Administrativo: Osvaldo Celotti

Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Sávio Carlos Desan Scopinho

Diretor Comunitário e de Extensão: Prof. Esp. Ângelo Aparecido Zadra

Coordenadoria Geral de Pesquisa e Iniciação Cientí ca: Prof. Me. Pablo Rodrigo Gonçalves

 

Conselho editorial / Publish Committe

Prof.a Dra. Maria Cecília L. B. Soares (CLARETIANO – RIO CLARO)

Prof. Esp. Ângelo Aparecido Zadra (CLARETIANO – RIO CLARO)

Prof. Me. João Carlos Picolin (CLARETIANO – RIO CLARO)

Prof. Esp. Euclides Francisco Jutkoski (CLARETIANO – RIO CLARO)

Prof. Dr. Manoel Valmir Fernandes (CLARETIANO – RIO CLARO)

Prof.a Esp. Viviane Cristina Geraldo (CLARETIANO – RIO CLARO)

Prof.a Dra. Beatriz Martins Manzano (CLARETIANO – RIO CLARO)

Prof. Dr. Ronaldo Ribeiro de Campos (FATEC – TAQUATIRINGA)

Prof.a Dra. Márcia Reami Pechula (UNESP – RIO CLARO)

A importância dos repasses de impostos para o desenvolvimento dos municípios paulistas

Para atingir o desenvolvimento social e o bem-estar comum a todos os seus cidadãos, os municípios contam com as prerrogativas legais de repas- se de impostos federais e estaduais na composição de seus orçamentos anuais, seguindo o que determina a lei de responsabilidade fiscal (BRASIL, 2000). Os valores desses repasses, bem como os tipos de impostos que lhes são de direito, entretanto, dependem dos fatos geradores ao alcance de cada municipalidade. E esse é um ponto que auxilia os indicadores de desenvolvimento socioeconômicos de uma cidade ou região administrativa, quando em comparação a outras dentro do próprio estado. A demonstração da importância dessas transferências legais no contexto de três municípios do estado de São Paulo visa auxiliar a análise de quão perto das metas de desenvolvimento planejadas tais localidades podem chegar.

 

Ivan Arrivabene DINIZ

Fábio Pinto MARQUES

 

Aplicação da plataforma Arduino para a determinação de parâmetros atmosféricos e ambientais

Atualmente, sistemas microcontrolados de pequeno porte, aliados a custos mais flexíveis, estão sendo largamente inseridos no meio acadêmico e empresarial. Dessa forma, dispositivos portáteis podem ser desenvolvidos, com capacidade de processamento comparável com equipamentos industrializados. Atualmente, informações climáticas são largamente utilizadas para a previsão de parâmetros que visam contribuir para a prevenção de catástrofes e implementa- ção de práticas agrícolas mais eficientes. O sistema desenvolvido foi projetado para captar os parâmetros atmosféricos através de sensores Shields, ligados a um Arduino Mega, que, por meio de programação, controla e monitora os sensores, e transmite os dados coletados para um cartão de memória. Os dados captados pelos sensores são transmitidos para um display externo TV/data show.

 

Everton Andrade FERREIRA

Mário Almir FERES JUNIOR

 

Aplicação de sistema de informação ao processo de gestão de materiais: exemplo de aplicação em uma empresa prestadora de serviços

A administração de materiais contribui para um melhor desempenho de organizações de diferentes portes no tocante aos produtos e serviços que ofe- recem, buscando melhorar sua qualidade. Com o auxílio de sistemas de infor- mação, a administração de materiais pode ser feita de maneira mais eficaz e segura, garantindo também vantagem competitiva. Empresas de pequeno porte, como a escola X School, se destacam por utilizarem sistemas de informação que gerenciam materiais, garantindo a possibilidade de fazer uso destes em tem- po e quantidade certos. Este trabalho objetiva descrever o sistema de gerencia- mento de materiais utilizado pela organização citada, mostrando as razões que impulsionaram a criação do sistema de gerenciamento de materiais e expondo as melhoras obtidas. Para esse estudo, foram realizadas pesquisas documental, bibliográfica e em web sites. Como resultado do trabalho, puderam-se observar, na prática, conceitos teóricos, além de terem sido sugeridas algumas propostas de melhorias. Vale ressaltar que um bom planejamento deve ser realizado antes da implantação de um sistema para administração de materiais.

Cristina Ap. ROSSINI

Ronaldo Ribeiro de CAMPOS

 

Desenvolvimento e aplicação de uma plataforma universal de controle e aquisição de dados baseada em Arduino

Apresentam-se neste trabalho os resultados de uma pesquisa com uti- lização da plataforma Arduino no projeto de iniciação científica da Claretiano – Faculdade Rio Claro. O objetivo foi construir uma forma de interação com a placa eletrônica utilizada por meio da utilização de um display e um teclado, a fim de que, com base nos dados de entrada selecionados pelo usuário, fosse pos- sível armazená-los para execuções de controle de outros periféricos conectados à placa. Esse projeto visa permitir a integração entre sistema e usuário, via display, para aplicações que necessitem acionamento de dispositivos discretos em inter- valos de tempo definidos via teclado e monitoramento das etapas realizadas, via display de cristal líquido.

Lucas Martins LIMA

Mário Almir FERES JUNIOR

 

Estudo da comunicação e de sua influência na propaganda da Skol ?redondo é sair do seu quadrado? na cidade de Rio Claro

O presente artigo tem como objetivo analisar: a importância da comu- nicação na peça publicitária da Skol “Redondo é sair do seu quadrado”, veicu- lada no verão de 2017; a mudança de posicionamento da marca; e a construção do relacionamento com os consumidores da cidade de Rio Claro, interior de São Paulo, diagnosticar como o posicionamento da comunicação pode atingir uma marca, influenciando, assim, todo o seu market share e a aceitação dos consu- midores em relação aos temas diversidade e inclusão. O artigo está embasado teoricamente com o pensamento de autores voltados a área de comunicação para fortalecer a defesa do mesmo.

Ana Luiza Esteves PERUZA

Felipe de Souza BARBIERI

Hadriel dos Santos de BRITO

Iara Bispo dos SANTOS

Paloma Vas LIMA5 Paulo D'ELBOUX

 

Métodos tradicionais versus Construtivismo: resultados na fase de alfabetização

O trabalho aqui apresentado tem como objetivo apresentar de maneira clara as duas formas de se alfabetizar no Brasil desde o final do século XIX até a atualidade. A primeira trata-se dos métodos de ensino tradicionais e a segunda da teoria construtivista. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográ- fica, sendo que, o relato sobre ambas as formas de alfabetização foram apresenta- das e embasadas nos resultados obtidos também por meio de pesquisas realizadas por estudiosos. Após uma comparação, verificou-se qual delas apresenta mais e melhores condições de promover o êxito na alfabetização de crianças nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Concluiu-se que o Construtivismo trouxe avan- ços para a alfabetização se o compararmos com os métodos utilizados até então.

Maria Odora dos Santos FRANCO

Maria Selma da Silva SGARBOZZA

Simone Gonçalves REGANHAN

 

Os agrupamentos produtivos nos processos de alfabetização e letramento

A alfabetização e o letramento são processos que têm como objetivo principal levar os alunos a decodificarem os símbolos usados para escrever e codificar o pensamento e a fala por meio também da escrita, além de entende- rem, reconhecerem e fazerem uso dos diversos tipos de textos. Para a efetivação dessas aprendizagens, é necessário que o educador leve em consideração a he- terogeneidade da sala e que atenda individualmente cada educando, pois, como se sabe, cada criança tem um tempo próprio para assimilar o que está sendo ensinado. Porém, as salas de aulas são superlotadas e, sendo assim, a atenção individual se torna, mais do que uma necessidade, um desafio na atuação docente durante os processos citados. Por isso, este trabalho teve a intenção de responder a seguinte pergunta: Como trabalhar simultaneamente com toda a sala, tendo como objetivo a alfabetização e dando a todos a atenção individual necessária? A partir da teoria de Ferreiro e Teberosky (1986), a psicogênese da língua escrita, pretendeu-se constatar se os agrupamentos produtivos serviriam como estratégia didática auxiliando a atuação docente nos processos de alfabetização e letramen- to nas séries iniciais.

Cátia Larissa dos SANTOS

Natalia GIROTTO

Pablo Rodrigo GONÇALVES

 

Políticas sociais e o Programa Bolsa Família: uma revisão de literatura

Um dos principais programas de transferência de renda que tem ad- quirido uma vasta repercussão atualmente é o Programa Bolsa Família (PBF), que tem garantido o direito à alimentação a muitas famílias brasileiras que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social. O intuito desta pesquisa é estudar e analisar o PBF, mostrando que se trata de uma política pública dis- tributiva que visa à distribuição de bens sociais a setores em situação de vulne- rabilidade social. Esta pesquisa terá como propósito verificar de que maneira o PBF tem combatido a pobreza no Brasil e de que modo ele auxilia na redução da desigualdade social que está presente no seio das famílias brasileiras.

Rhaymore Roberta Mello Pereira dos SANTOS

Adriana Duarte de Souza CARVALHO

 

Práticas culturais associadas à festa religiosa de Corpus Christi em uma cidade do interior espírito-santense, no Brasil

O Brasil é considerado como o país que possui a maior população católica do planeta. Existem celebrações ligadas à religião que atraem o público. A festa de Corpus Christi da cidade de Castelo ajuda a conservar e aumentar o número de fiéis. O objetivo do presente trabalho é apresentar um estudo de caso do fenômeno da representação coletiva associada à festa de Corpus Christi na ci- dade de Castelo. Realizou-se um estudo de caso no qual se verificou a influência das comunicações e do trabalho colaborativo na formação do senso comum na comunidade, ajudando a superar a individualidade, dificuldades e complexida- des dos tempos atuais pós-modernos.

Ricardo SHITSUKA

Letícia Moreira de PAULA

Dorlivete Moreira SHITSUKA

Ricardo Luiz Perez TEIXEIRA

 

Sistema de refrigeração por meio de água gelada

Nos últimos anos, o mundo passou por uma grande transformação, o crescimento do número de empresas e a globalização fizeram com que as empre- sas, por causa da concorrência, aumentassem sua produtividade, para se manter no mercado de forma competitiva. Nesse processo, os sistemas de climatiza- ção e refrigeração têm papel importante no aumento de produtividade, maior confiabilidade e consequentemente ganho na qualidade final do produto. Dessa forma, fica bem clara a importância de um estudo sobre sistemas de refrigeração. O objetivo deste trabalho é apresentar características de um projeto de sistema de refrigeração, detalhando e explanando suas características. São analisados os principais aspectos relevantes ao projeto do sistema, e procura-se utilizar princí- pios físicos através de cálculos numéricos para dimensionar um sistema, e ela- borar layout detalhado de uma instalação. Para isso será realizada uma pesquisa bibliográfica.

 

Ticiano DEL'ANTONIO

Danilo Rodrigo NOVENTA

 

Mario Almir FERES JUNIOR